ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CPP vai levar tecnologia a pecuaristas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/02/2021

3 MIN DE LEITURA

0
1

A criação do Centro de Pecuária de Precisão – CPP Uberaba trará grandes avanços tecnológicos para a pecuária de corte e de leite em Minas Gerais. No CPP Uberaba, produtores de pequeno e médio portes, principalmente, serão capacitados e terão acesso às novas tecnologias. 

O objetivo é levar tecnologias de ponta e inovação para as fazendas, promovendo a melhoria dos produtos finais, a geração de renda, a sustentabilidade e o desenvolvimento social. 

O Centro de Pecuária de Precisão foi criado através da assinatura do termo de cooperação técnica entre o Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema Faemg) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O treinamento acontecerá na Fazenda Experimental da ABCZ – Orestes Prata Tibery Júnior, onde já existe uma estrutura que possibilita atividades práticas. No espaço, por exemplo, o produtor rural consegue visualizar um sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) em funcionamento. 

Ele também terá acesso a diferentes opções de forrageiras desenvolvidas pela Embrapa para combater diversos desafios nas pastagens. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) Minas, que integra o Sistema Faemg, será responsável pelos treinamentos e assistência técnica. 

Os produtores interessados devem procurar o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba para se inscrever. O sindicato será responsável por mobilizar os pecuaristas. De acordo com o superintendente do SENAR Minas, Christiano Nascif, a proposta é levar tecnologia de ponta e assistência técnica aos pequenos e médios pecuaristas, gerando desenvolvimento na região. Expansão – A expectativa, com o passar do tempo, é ampliar os atendimentos para outras regiões. 

Os primeiros eventos devem começar ainda este mês. As capacitações serão presenciais, realizadas em áreas amplas, com limite de participantes e obedecendo a todos os protocolos para evitar a disseminação da Covid-19. Os pecuaristas também terão aulas e eventos virtuais. 

“Com o CPP Uberaba, vamos treinar, capacitar e promover o desenvolvimento do produtor rural. A nossa prioridade é atingir o pequeno e médio produtor, que ainda encontram dificuldades em acessar novas tecnologias. A pecuária de precisão já é muito consolidada nas fazendas de grandes produtores e precisa chegar aos pequenos também. Vamos mostrar aos produtores as vantagens e a importância de várias tecnologias e que ela é acessível”.

Ainda segundo Nascif, ao levar a tecnologia aos pequenos produtores, além de ganhos em eficiência, qualidade, também há avanços na renda. O trabalho também será importante para atrair os jovens para a atividade, promovendo a sucessão familiar no campo. “Vamos trabalhar com os pecuaristas, com as mulheres e os jovens, tudo com a inserção de tecnologia. Acreditamos que o uso de inovações é um fator muito importante para a sucessão. 

O jovem fica no campo se ele tiver conforto, tecnologia e dinheiro no bolso. Quando motivamos os jovens a gerenciar a propriedade através de um tablet, com o uso de um drone ou com outras tecnologias que facilitam a vida e aumenta a eficiência produtiva, damos a eles mais um motivo para ficar no campo”. 

Segundo o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, o CPP Uberaba irá oferecer cursos e promover ações com foco na capacitação. “Nossa intenção é atingir todo perfil de pecuarista, com um foco especial nos pequenos, para quebrar esse paradigma de que tecnologia de ponta é apenas para os grandes”. Ainda segundo Borges Júnior, a criação do Centro de Pecuária de Precisão é fundamental para levar tecnologia e capacitar os pecuaristas, o que é importante para que a produção siga sustentável e gerando renda. 

“Estamos falando de um grande avanço para o nosso setor, já que não conseguimos falar em uma pecuária rentável e sustentável se não pensarmos em processos mais assertivos e tecnológicos. E, claro, quando falo em tecnologia, não estou me referindo apenas a investimentos financeiros. Estou falando também da modernização de alguns processos humanos da porteira para dentro, que só chegam até o produtor rural por meio de orientações técnicas e direcionadas. Esse é o objetivo desse Centro de Pecuária de Precisão, e em nome da ABCZ sinto-me muito honrado em compartilhar com o Sistema Faemg mais essa experiência de valorização e desenvolvimento do homem do campo”.

As informações são do Diário do Comércio.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures