CPI: Produtores defendem tabelamento do leite
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Bernardes atribuiu "às margens de lucro absurdas de operação dos supermercados" o elevado preço ao consumidor, apesar de ter-se verificado, neste ano, a queda do preço ao produtor, em plena entressafra. Ele condenou que cerca de 5 redes controlam 50% do setor supermercadista.
Na opinião de Bernardes, a alternativa ao tabelamento seria explicitação pública de documentação contábil, pelos supermercados, dos preços de compra do leite, para que haja transparência na composição do preço do produto. Segundo ele, as indústrias "não têm coragem" de brigar com os supermercados, temendo que seus produtos sejam alijados das prateleiras.
Segundo o deputado estadual João Batista de Oliveira, presidente da CPI, os representantes dos supermercados serão chamados para depor ainda este mês.
O diretor-secretário da Faemg, Roberto Simões, também defendeu a transparência como instrumento de recomposição equilibrada do preço em todos os níveis da cadeia produtiva de leite, da produção à ponta do comércio. Ele disse que a CPI já registrou efeito psicológico, motivando a queda do preço de oferta do leite em um supermercado onde, há algumas semanas, o preço era de R$ 1,45, e agora está em torno de R$ 1,05.
Fonte: Hoje em Dia/MG (por Tânia Araújo), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

CASTRO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 12/09/2001
Quero dizer que deve haver uma política de "ganha ganha", pois, da forma que se quer conduzir neste momento, é de que a indústria ganhe, e produtor perca.