ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cotações das commodities terão década de retrações

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/07/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Os preços reais das commodities agrícolas deverão declinar nos próximos dez anos no mercado internacional em razão do menor crescimento da demanda e do aumento da eficiência no setor. Essa uma das principais conclusões do relatório “Perspectivas Agrícolas 2020-2029”, publicado ontem pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela Agência da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO).

Mas, ainda segundo o trabalho, a pandemia de Covid-19 e a consequente contração econômica mundial em 2020, prevista em 6%, poderá reforçar as pressão baixistas sobre as commodities agrícolas e deixar os mercados expostos a um choque sem precedentes. Para OCDE e FAO, as crescentes incertezas provocadas pelo novo coronavírus turvaram as perspectivas para a agricultura no médio prazo, já que todos os elementos do sistema alimentar estão sendo atingidos – da produção primária à demanda intermediária, passando por transformação, comércio e logística.

A situação poderá até piorar se houver uma segunda onda de infecções, observou o secretário-geral da OCDE, Angel Gurria. Um primeiro cenário traçado mostra que a Covid-19 “poderia submeter os mercados a um choque sem precedentes. Nesse cenário, os preços agrícolas caem fortemente em seguida à contração da renda disponível por causa da pandemia, sobretudo nos países de baixa renda”.

Ao longo da década, projetam as entidades, o crescimento da oferta agrícola vai superar a do demanda. De um lado, portanto, aumentará o acesso a alimentos, mas de outro crescerá a pressão sobre as cotações e sobre a renda dos produtores. Em termos reais, os preços de alimentos deverão cair 0,7% ao ano. Mas continuarão mais elevados que os níveis do inicio dos anos 2000, tanto em termos nominais como reais.

Nos próximos dez anos, os preços de carnes deverão ter queda expressiva - de 1,8% ao ano, em média -, em parte porque os atuais patamares já são considerados elevados. A cotação do açúcar deverá ficar mais equilibrada, enquanto a da soja tende a se manter firme nos níveis atuais. No caso do arroz, a liberação de estoques na China continuará a jogar o preço para baixo, e o etanol poderá registrar leve aumento.

Uma diminuição da renda disponível nos países mais pobres também deverá pesar sobre a demanda. Nos próximos anos, a importância do consumo de produtos destinados à alimentação humana, alimentação animal e à fabricação de biocombustíveis seguirá inalterada.

Nesse contexto, o aumento da população mundial será o principal fator de crescimento. Pelas projeções, a disponibilidade alimentar média por habitante atingirá 3 mil calorias e 85 gramas de proteína por dia em 2029. O consumo de matérias gordurosas deverá ter a maior alta (9%).

Também segundo o relatório de OCDE e FAO, a produção de vegetais será mais guiada pelo aumento de produtividades, a partir da utilização de insumos e de investimentos em tecnologias. E as emissões de gases de efeito estufa aumentarão 6%, com a pecuária representando 80% desse previsto incremento.

Além da pandemia de Covid-19, o relatório aponta outros riscos nos mercados agrícolas mundiais. Do lado da oferta, o temor é de propagação de doenças como a peste suína africana - que destruiu 20% da produção de porcos da China, por exemplo. Outros riscos são invasão de grilos, aumento da resistência a antimicrobianos, regulamentação de novas técnicas de seleção vegetal e fenômenos climáticos extremos.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures