Com um escritório em Tunis, capital da Tunísia, e planos de abrir mais dois pontos no Sudão e nos Emirados Árabes, a corretora paulista de commodities agrícolas IACB Intercrop espera dobrar suas exportações para aquela região. Hoje, 70% de suas vendas externas são para os árabes.
"Buscamos formar parcerias de longo prazo nos países árabes. É um mercado que tem muito potencial", ressaltou o corretor (broker) da empresa, Guilherme Korte.
Os principais produtos brasileiros negociados pela Intercrop com a região são óleos vegetais, açúcar, leite em pó, sucos, café, carne enlatada, extrato de tomate, cerâmicas e pedras ornamentais. "As exportações para o mercado árabe crescem muito a cada ano", lembrou o broker.
Vale ressaltar que o valor FOB do envio de leite e subprodutos para os árabes (Tunísia, Egito, Líbia, Arábia Saudita, Emirados Árabes e Argélia) representaram cerca de 6% do total das exportações de leite de janeiro a maio deste ano, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). E, em 2005, os dados apontaram uma representação desses países de cerca 16,9% do valor total exportado de leite.
Para se ter uma idéia, as exportações brasileiras do agronegócio para os árabes somaram US$ 1,27 bilhão de janeiro a maio desse ano, o que representou um aumento de 7% em relação ao mesmo período de 2005.
Fonte: Marina Sarruf, da Sociedade Rural Brasileira, adaptado pela Equipe MilkPoint.
Corretora paulista quer dobrar exportações para árabes
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.