ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooplam: Nova fábrica em Autazes incentiva produção de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/01/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
Com capacidade para produzir 50 mil litros de leite diariamente,que corresponde a 20% da produção do Estado, foi inaugurada nesta sexta-feira (24), pela Cooperativa de produtores de leite de Autaz Mirim (Cooplam), a primeira fábrica de laticínios, na comunidade “Novo céu”, em Autazes. Com a participação de 45 cooperados, a indústria oferece uma gama de produtos (mussarela, queijo coalho, ricota, manteiga, bebidas lácteas, creme de leite) de bovinos e bubalinos.

Indústria leiteira com capacidade para produzir 50 mil litros por dia (Divulgação/ Sebrae)

A indústria que levou dez anos para ficar pronta, teve investimento do Banco do Brasil de R$ 1 milhão 640 mil, sendo que o total do valor gasto na fábrica foi R$ 2 milhões 625 mil, fora as despesas para dar qualidade ao gado e consequetemente ao produto.

De acordo Manuel Maia, presidente da Cooplam, os produtos devem chegar ao mercado em até 30 dias, período de ajuste de máquinas e das vendas. “Ninguém produz para não ter lucro, mas temos que planejar e organizar”, avaliou. O objetivo a priori foi diminuir o índice de doenças, que atingiam o gado. A brucelose e tuberculose diminuiu 90% e a febre aftosa foi erradicada, assegurou.

Sebrae

Na opinião de Nelson Rocha, diretor presidente do Sebrae, a implantação da industria será altamente positiva para a economia do município, que arrecada principalmente com a cadeira produtiva do leite. Ele afirma que o Sebrae deu apoio técnico e gerencial na parte de gestão para implantação da industria, e continuará auxiliando na comercialização, diversificação e criação de produtos.

Para implantação da indústria, onde trabalham 26 pessoas diretamente e, indiretamente mais de 250, a Cooplam firmou, parceria com o Sebrae, responsável pelo estudo de viabilidade técnica e econômica para instalar a industria, segundo informou Jair Barreto, consultor do Sebrae no agronegócio. Segundo ele, o mercado atual de Manaus é abastecido por Rondonia, Minas Gerais e São Paulo, levando em média 11 dias para chegar à cidade.

“Detectamos que o consumo médio do queijo mussarela é de 3,8 quilo por habitante/ano, o que é considerado excelente. Isso significa que existe mercado”, assegurou. Barreto informou que já existe contato das cooperativas com algumas redes de supermecados, como Carrefour e DB, além de algumas distribuidoras locais para a comercialização dos produtos. Também explicou que o foco será abastecer a merenda escolar,que atualmente não dispõe de produtos que abasteçam a demanda. 

A matéria é da acritica.uol.com.br, com dados do Sebrae.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures