Cooperativas de leite criam associação em Minas Gerais

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Seis mil produtores de leite de onze cooperativas da região sul de Minas resolveram juntar as cooperativas na associação Minas Leite. O objetivo é aumentar a rentabilidade dos produtores por meio da redução de custos. Juntos, eles captam 1,3 milhão de litros por dia.

"Eles têm vários problemas comuns, o principal deles é a baixa remuneração dos produtores", explica o consultor do Sebrae no projeto, Marcos Ramos. Compra conjunta de insumos, racionalização dos gastos em transporte para buscar o leite nas propriedades e diminuição de custos com as estruturas das cooperativas são algumas das formas de aumentar o lucro.

Agora os produtores utilizam a importância que ganharam com a criação do grupo para sensibilizar o poder público. "Vendemos o leite sem processamento para São Paulo e teríamos de pagar 12% de ICMS. Mas o preço pago ao produtor cairia muito com isso", conta Marcos Ramos. A Minas Leite está em negociação com o Governo do Estado para a isenção do imposto até que seja criada a unidade industrial para processar o leite. "Industrializado, ele fica isento", informa o consultor.

"Fazemos o compromisso de construir a unidade, mas até lá precisamos do mesmo benefício do produto industrializado", explica José Américo Simões, gestor da Minas Leite. A proposta é de que seja apresentado um estudo de viabilidade técnica em quatro meses. Depois de aprovado o estudo, são necessários cerca de um ano e investimentos de R$ 40 milhões a R$60 milhões para que a unidade fique pronta.

Segundo o gestor da associação, a industrialização dentro do Estado também traria ganho para os produtores. "Gastamos muito em transporte para entregar o produto e esse custo diminuiria bastante", afirma. As informações são do Sebrae.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?