O secretário da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, José Hermeto Hoffmann, apresentou ontem (21) à dirigentes e conselheiros da Cooperativa Piá, o plano de revitalização do setor leiteiro cooperativado. O projeto prevê a formação de uma aliança entre a Piá e sete cooperativas que demonstraram interesse na idéia, entre elas Cosulati (Pelotas) e Santa Clara (Carlos Barbosa).
A meta é aproveitar melhor a capacidade operacional, possibilitar maior acesso ao mercado e ampliar a produção. A Piá recebe leite de 2,3 mil produtores de 45 municípios da região. Desses, 47,8% entregam até 18 litros/dia. Segundo o superintendente da Cooperativa Piá, José Mário Hansen, a primeira reunião para discutir projetos em comum acontece em novembro. Ele lembra que a aliança estratégica reduzirá custos e pode garantir logística mais eficaz como, por exemplo, o uso conjunto da estrutura de captação e de equipamentos necessários ao processo industrial. Os facilitadores apresentados pela SAA incluem recursos para fomento à atividade leiteira e possibilidade de incentivos fiscais.
O Estado se propõe a financiar ainda a construção de uma torre de secagem para a fabricação de leite em pó. Hoffmann acredita que isso pode melhorar o preço ao produtor. "Produzindo leite em pó, o produto pode ser estocado, reduzindo a oferta no período de safra". Um dos problemas é que poucas cooperativas têm indústria. A maioria acaba entregando a produção para beneficiamento em empresas como a Elegê e a Parmalat.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
Cooperativa conhece projeto de revitalização do setor leiteiro gaúcho
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.