O consumo interno aparente de leite cresceu para 137,8 kg por habitante/ano, significando 5,3% de aumento por pessoa (130,9 kg em 2004). A estimativa foi feita pela CNA/OCB-CBCL, Leite Brasil e Embrapa Gado de Leite, através do cálculo da disponibilidade de leite-equivalente por habitante, resultante da produção e importações, deduzindo-se as exportações. As entidades estimaram uma produção de 25 bilhões de litros, importações de 480 milhões de litros e exportações de 492,2 milhões, além de 181,3 milhões de habitantes.
Essa elevação provavelmente está associada à redução dos preços dos lácteos, ocorrida no segundo de semestre de 2005. Entre dezembro de 2004 e dezembro de 2005, o custo de vida, medido pelo IPCA, cresceu 5,1%, ao passo que os lácteos ficaram 2,7% mais baratos, segundo artigo publicado no MilkPoint pelo Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins (leia aqui).
Comentário MilkPoint: sem dúvida, outros aspectos que não a renda terão efeito cada vez mais no consumo de lácteos. No entanto, não podemos esquecer que, em um país com a desigualdade social que temos, a renda ainda é um fator limitante ao consumo de proteínas animais para parcela importante da população, o que explica esse aumento. A estimativa de 6,5% de elevação na produção de leite talvez seja até conservadora: até setembro, os dados relativos a leite inspecionado mostram um aumento de 14%. Mesmo considerado que, em 2005, tenha havido conversão de parte do leite informal para a formalidade e que no quarto trimestre o aumento tenha sido menor, não seria impossível termos finalizado 2005 com um aumento de quase 10% na produção, o que resultaria em elevação ainda maior na disponibilidade interna per capita em 2005.
Consumo interno de leite cresce em 2005
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.