ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Consumo em restaurantes tem queda de 61,2% na primeira quinzena de maio

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/06/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

O volume de transações em restaurantes caiu 61,2% na primeira quinzena de maio na comparação com igual período do ano passado, segundo o Índice de Consumo em Restaurantes (ICR) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e da bandeira de benefícios Alelo.

O resultado mostra uma queda um pouco menor do que nos primeiros 15 dias de abril, quando o indicador teve recuo de 67,7% nas transações, mas ainda evidencia a forte retração na atividade dos estabelecimentos em função das medidas de isolamento social adotadas desde março.

A pesquisa computa o volume de compras e valor dos gastos realizados por trabalhadores com carteira assinada que recebem vales-alimentação e refeição pela bandeira Alelo. Também há levantamento da quantidade de estabelecimentos que registraram as transações no período.

Nem a abertura gradual do comércio e adaptação dos restaurantes foi suficiente para impulsionar o movimento de consumidores. Na primeira quinzena de maio, houve queda de 25,7% no número de restaurantes que registraram compras ante um ano antes, contra recuo de 40,5% em mesmo intervalo de abril.

“Mais restaurantes estão abrindo, se adaptando ao delivery, mas o volume de operações não volta ao que era antes. Ainda temos um quarto dos estabelecimentos sem registrar transações. A pergunta que fica é o quanto eles conseguem sobreviver”, afirma Eduardo Zylberstajn, chefe de pesquisa e inovação da Fipe.

O ICR ainda mostra que, no valor das compras, houve baixa de 44,9% em restaurantes na primeira metade do mês passado, sempre na comparação anual. O desempenho também mostra uma melhora, embora discreta, ante a primeira quinzena de abril, quando a queda no valor das transações foi de 56,7%.

“A retomada não ocorre de uma hora para outra, ela é lenta. Os restaurantes e outros estabelecimentos, como shoppings, vão ter uma capacidade bastante limitada de receber clientes quanto a abertura começar a ocorrer. Será preciso adotar distanciamento entre as mesas e critérios rigorosos de higiene”, diz André Turquetto, diretor de marketing e de produtos da Alelo.

Segundo Zylberstajn, é possível projetar que o mesmo quadro de recuperação gradativa e em patamar mais baixo se repita para o comércio em geral nas próximas semanas e meses. “O dinamismo a que estamos acostumados a ver no nosso dia a dia está longe de voltar”, afirma.

A parceria entre a Fipe e a Alelo também inclui o Indicador de Consumo em Supermercados (ICS), menos afetado pela interrupção de atividades presenciais.

Na primeira quinzena de maio, o consumo em supermercados a partir de vales da Alelo caiu 9,2% em bases anuais, depois de registar uma queda de 19,2% em abril. Em contrapartida, os gastos subiram 6,8% nos primeiros 15 dias de maio. No mês anterior, houve queda de 4,9% em igual período.

“As pessoas estão ficando mais em casa, então não há diferença significativa na quantidade de estabelecimentos funcionando e aumenta o valor médio de gastos. Isso indica que os consumidores vão menos aos supermercados, mas gastam mais a cada ida”, afirma Zylberstajn.

As informações são do jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures