Conseleite/PR prevê estabilidade para agosto

Segundo dados do Conseleite do Paraná, os preços do leite pagos aos produtores projetados para agosto apresentam uma leve redução - de cerca de 1,5 centavo por litro - em relação a julho, ficando em média a R$ 0,6622/l. No entanto, de acordo com Ronei Volpi, presidente do conselho, o conselho vê o mercado com tendência de estabilidade, e não de queda, em função da elevada procura pela matéria-prima ainda existente no estado. Isso porque a queda projetada foi calculada com base na movimentação de mercado apenas na primeira semana do mês, o que representa um curto período para fazer a projeção mensal.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Segundo dados do Conseleite do Paraná, os preços do leite pagos aos produtores projetados para agosto apresentam uma leve redução - de cerca de 1,5 centavo por litro - em relação a julho, ficando em média a R$ 0,6622/l. No entanto, de acordo com Ronei Volpi, presidente do conselho, o conselho vê o mercado com tendência de estabilidade, e não de queda, em função da elevada procura pela matéria-prima ainda existente no estado.

Ele explicou que a queda projetada foi calculada com base na movimentação de mercado apenas na primeira semana do mês, o que representa um curto período para fazer a projeção mensal, mas que os agentes do setor aguardam para este mês uma estabilidade no mercado. O conselho calcula o preço de referência com base nos preços do atacado do estado paranaense.

Volpi disse ainda que a oferta no Paraná segue estável, sem aumentos. A rigor, a produção estaria aumentando nesta época do ano em função do fornecimento de concentrado e silagem ao rebanho. No entanto, ele afirmou que com a seca prolongada na região, os produtores anteciparam o uso da silagem, o que resultou em menos alimento disponível para esse período. Além disso, as pastagens não se desenvolveram como o esperado em função da estiagem.

Para o próximo mês, o setor ainda não espera queda de preços em função da elevada demanda pelo leite e pela oferta insuficiente do produto.

Tabela 1. Valores projetados de referência1 da matéria-prima (leite) para agosto de 2007.

Figura 1

1 Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto)

Tabela 2. Valores finais de referência2 da matéria-prima (leite) - julho/2007, em reais por litro.

Figura 2

2 Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto)

O valor projetado pelo Conseleite para agosto, se confirmado, representa um aumento de 54% em relação a janeiro e de 45% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Gráfico 1. Valores pagos pelo leite padrão, registrados pelo Conseleite do Paraná, em reais por litro.

Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto).

Figura 3

* Valor projetado pelo Conseleite/PR para agosto de 2007, ainda não consolidado.

Fonte: Conseleite/PR
Elaborado pela Equipe MilkPoint.

Aline B. Ferro, Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Anastacia Halajda Ressel
ANASTACIA HALAJDA RESSEL

PONTA GROSSA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/08/2012

Olivino quero ver voce comprar leite barato daqui alguns meses com o preço do soja e milho e dólar alto, só vai ter leite de safrista, sem qualidade que é o normal. Leite de qualidade IN51 vai custar caro.



Anastacia
Antonio G. Thibes Junior
ANTONIO G. THIBES JUNIOR

TAPEJARA - RIO GRANDE DO SUL - MERCADO DE LONGA VIDA

EM 03/09/2007

Já começa a ocorrer ofertas de leite, e até mesmo laticínios sem capacidade de industrializar toda a matéria-prima produzida pelos integrados. Além disso, a queda do preço do longa vida é grande, isso demonstra quedas bruscas no preço praticado aos produtores e queda ainda maior para o leite spot.

Thibes
Olivino dos Santos Filho
OLIVINO DOS SANTOS FILHO

CAMPINA DO MONTE ALEGRE - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 15/08/2007

Como falei há um mês, o consumidor não ia agüentar estes aumentos do leite, e agora já começou a cair.

Só espero que pelo menos não caia tanto quanto subiu. A alegria não durou muito... quem é do ramo sabe o que falo. Quero ver agora os laticinios que estavam oferecendo preços altos, se vão querer leite.

Olivino
Qual a sua dúvida hoje?