A alta prevista pelo Conseleite/PR se deve a uma recuperação dos preços em função da entressafra, segundo Ronei Volpi, presidente do Conselho. Na realidade, o estado do Paraná não possui grande variação da produção entre a safra e entressafra em virtude da existência de muitas vacas especializadas alimentadas com ração e do plantio de pasto de inverno da região.
Segundo Volpi, os produtos lácteos paranaenses são bastante vendidos para outras regiões, em que há maior queda da produção leiteira e, consequentemente, há uma maior valorização dos preços. Sendo assim, a tendência de alta reflete no mercado lácteo paranaense.
De acordo com Volpi, há uma expectativa do setor de tendência de alta ainda para maio, assim como ocorre no Rio Grande do Sul (clique aqui para ver a notícia sobre o Conseleite/RS). Um dos motivos é o maior estímulo às exportações devido à alta dos preços internacionais.
Tabela 1. Valores projetados de referência1 da matéria-prima (leite) para abril de 2007.

1 Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto)
Tabela 2. Valores finais de referência 2 da matéria-prima (leite) - março/2007.

2 Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto)
Os preços de março foram 6,8% acima do valor obtido no mesmo período do ano anterior. Se confirmada a projeção para abril do Conseleite, o preço do leite padrão será 6,4% superior ao mesmo mês de 2006, e será o maior valor desde janeiro de 2006, como mostra o gráfico 1.
Gráfico 1. Valores pagos pelo leite padrão, registrados pelo Conseleite do Paraná, em reais por litro.
Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto).

* Valor projetado pelo Conseleite/PR para abril, ainda não consolidado.
Fonte: Conseleite/PR
Elaborado pela Equipe MilkPoint.