Isso porque no primeiro decêndio do mês houve uma retração natural das compras em virtude dos feriados de final de ano, o que refletiu em uma queda de preços, principalmente no setor de queijos mussarela e prato, explica Volpi.
Sendo assim, há uma probabilidade de recuperação de preços uma vez que há um reaquecimento do mercado após o primeiro decêndio do mês. Volpi acredita que no fechamento do mês os preços podem voltar aos patamares obtidos em dezembro do ano passado.
Volpi afirmou ainda que a oferta no Paraná está dentro do normal para o período, mas que há uma expectativa otimista para este ano. Isso se deve à retomada das exportações, que deve ocorrer em função dos bons preços internacionais.
A única preocupação, segundo ele, é que haja um excedente de produção, em virtude do desequilíbrio entre o aumento da produção e o menor aumento de consumo.
Tabela 1. Valores projetados de referência1 da matéria-prima (leite) para janeiro de 2007.

1 Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto)
Tabela 2. Valores finais de referência 2 da matéria-prima (leite) - dezembro/2006.

2 Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto)
O preço médio do leite padrão obtido em dezembro do ano passado ficou cerca de 12,2% superior ao cotado no mesmo período de 2005. Em relação a novembro, a média foi em torno de 1,7% inferior.
Gráfico 1. Valores pagos pelo leite padrão, registrados pelo Conseleite do Paraná, em reais por litro.
Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto).

Aline B. Ferro, da Equipe MilkPoint.