Conseleite/PR: expectativa de estabilidade em janeiro

Apesar da projeção baseada no primeiro decêndio de janeiro apresentar pequena queda frente a dezembro, o Conseleite/PR acredita que o mês de janeiro deve fechar com preços nos mesmos patamares do ano anterior.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Os dados do Conseleite/PR, baseados nos primeiros dez dias de janeiro, apontam uma queda de aproximadamente 1,5 centavo de real. No entanto, segundo Ronei Volpi, presidente do Conseleite/PR, o próprio conselho analisa que há grande chance dessa projeção não se concretizar, e os preços permanecerem estáveis frente a dezembro no estado.

Isso porque no primeiro decêndio do mês houve uma retração natural das compras em virtude dos feriados de final de ano, o que refletiu em uma queda de preços, principalmente no setor de queijos mussarela e prato, explica Volpi.

Sendo assim, há uma probabilidade de recuperação de preços uma vez que há um reaquecimento do mercado após o primeiro decêndio do mês. Volpi acredita que no fechamento do mês os preços podem voltar aos patamares obtidos em dezembro do ano passado.

Volpi afirmou ainda que a oferta no Paraná está dentro do normal para o período, mas que há uma expectativa otimista para este ano. Isso se deve à retomada das exportações, que deve ocorrer em função dos bons preços internacionais.

A única preocupação, segundo ele, é que haja um excedente de produção, em virtude do desequilíbrio entre o aumento da produção e o menor aumento de consumo.

Tabela 1. Valores projetados de referência1 da matéria-prima (leite) para janeiro de 2007.

Figura 1

1 Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto)

Tabela 2. Valores finais de referência 2 da matéria-prima (leite) - dezembro/2006.

Figura 2

2 Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto)

O preço médio do leite padrão obtido em dezembro do ano passado ficou cerca de 12,2% superior ao cotado no mesmo período de 2005. Em relação a novembro, a média foi em torno de 1,7% inferior.

Gráfico 1. Valores pagos pelo leite padrão, registrados pelo Conseleite do Paraná, em reais por litro.
Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto).

Figura 3

Aline B. Ferro, da Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Eduardo Fonseca Portugal
EDUARDO FONSECA PORTUGAL

MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/01/2007

Ronei, acredito que o aumento dos preços nos últimos meses da soja e do milho, associados aos novos números de produção projetados nos E.U.A., devem manter altos, ou pelo menos estáveis, os preços do milho e da soja aqui no Brasil.

Sendo assim, se não houver realmente um aumento de consumo com as voltas escolares e retorno da rotina após as férias, o recuo no fornecimento suplementar das vacas leiteiras é evidente, além de um grande risco de reduzir a produção de silgem (seja do milho verão ou da safrinha).

De qualquer forma, aguardamos com expectativa a estabilidade dos preços para janeiro, mais pelo recuo da oferta do que aumento de consumo.

Saudações do colega Portugal (Frimesa).
Qual a sua dúvida hoje?