Ronei Volpi, vice-presidente do Conseleite-PR, explica que os dez primeiros dias do mês de maio apontaram para esta pequena alta, ocorrida devido à reação nos preços dos queijos e estabilidade no leite fluido.
"Se analisarmos historicamente esta é uma época de recuperação dos preços, apesar destes valores estarem muito aquém das expectativas dos produtores. Ano passado, os preços estavam bem mais convidativos para a atividade. Enquanto a projeção para maio está em R$0,5318, o ano passado fechou em R$ 0,59", acrescenta.
A tendência para os outros meses, de acordo com o vice-presidente, é de uma recuperação maior nos preços. "A pastagem de inverno está extremamente prejudicada pela seca, com isso o volume diminuirá e a tendência será dos preços reagirem", conclui.
Tabela 1: Valores projetados de referência da matéria-prima (leite) para maio de 2006 e preço do leite em abril de 20061

Em relação aos preços projetados e aos preços finais de abril, houve um pequeno aumento em relação ao que se esperava (tabela 2).
Tabela 2: Valores finais de referência1 da matéria-prima (leite) em abril de 2006

Joice Rodrigues, da Equipe MilkPoint
