Conseleite/PR divulga valor de referência do leite entregue em fevereiro/26

O Conseleite do Paraná divulgou um aumento de 5,33% nos valores de referência do leite entregue em fevereiro que será pago em março.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 6

Sem tempo? Leia o resumo gerado pela MilkIA
Em 25 de fevereiro de 2026, a diretoria do Conseleite-Paraná aprovou os valores de referência para a matéria-prima leite de janeiro e a projeção para fevereiro de 2026, com base em metodologia específica. O "Leite Padrão" analisado possui 3,50% de gordura e 3,10% de proteína. Valores superiores e inferiores são definidos por critérios específicos de qualidade. O valor projetado para o leite pasteurizado em fevereiro é de R$ 3,8601/litro.
A diretoria do Conseleite-Paraná reunida no dia 25 de fevereiro de 2026 na sede da FAEP na cidade de Curitiba, atendendo os dispositivos disciplinados no Capítulo II do Título II do seu Regulamento, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima leite realizados em janeiro de 2026 e a projeção dos valores de referência para o mês de fevereiro de 2026, calculados por metodologia definida pelo Conseleite-Paraná, a partir dos preços médios e do mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes.

Figura 1

Figura 2

Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada “Leite Padrão”, se referem ao leite analisado que contém 3,50% de gordura, 3,10% de proteína, 500 mil células somáticas/ml; 300 mil ufc/ml de contagem de placas padrão e volume diário de até 300 litros/dia.

Continua depois da publicidade

Os maiores valores de referência se referem ao leite analisado que contém acima de 4,25% de gordura, acima de 3,40% de proteína, abaixo de 200 mil células somáticas/ml, abaixo de 100 mil ufc/ml de contagem de placas padrão e volume diário superior a 3.000 litros/dia; Os menores valores de referência se referem ao leite analisado que contém 3% de gordura, 2,9% de proteína, acima de 600 mil células somáticas/ml, acima de 500 mil ufc/ml de contagem de placas padrão e volume diário de até 300 litros/dia. Esses parâmetros são apresentados na primeira tabela dessa resolução.

Para o leite pasteurizado o valor projetado para o mês de fevereiro de 2026 é de R$ 3,8601/litro.

Vale a pena ler também: Conseleite/MT divulga valor de referência do leite pago em fevereiro/26

As informações são do Sistema Faep.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 6

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?