Santa Catarina terá, a partir deste mês, um Conselho Paritário produtor/indústria do estado de Santa Catarina (Conseleite). O colegiado está sendo constituído pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados de SC (Sindileite).
O novo órgão pretende promover o relacionamento entre os integrantes do sistema agroindustrial lácteo, conjugando esforços de todos os agentes econômicos, desde o fornecimento de insumos, a produção de leite nas propriedades rurais, seu processamento pela indústria, distribuição dos produtos derivados, até a venda dos produtos finais ao consumidor.
Zelará pelo aprimoramento do sistema de avaliação da qualidade do leite e dos produtos derivados, efetuando estudos, desenvolvendo pesquisas, e promovendo a sistematização, divulgação e constante atualização dos critérios tecnológicos de avaliação e aferição desta qualidade. Definirá uma política de fomento à produção de leite e produtos derivados e uma política mercadológica para o setor.
O conselho também desenvolverá análises técnicas e econômicas acerca da estrutura e evolução do mercado do sistema agroindustrial lácteo, inclusive no que tange às condições de contratação e negociação comercial entre os integrantes do setor.
O estado é o sexto produtor nacional, com 1,2 bilhão de litros/ano. A produção está concentrada em 68% no oeste, onde cerca de 70 mil estabelecimentos rurais - maciça maioria vinculada a cooperativas - produzem mais de 790 milhões de litros de leite por ano, informou o site da Faesc.
Conseleite será criado em Santa Catarina
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.