Conseleite aponta queda de 5% no preço para outubro

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

A diretoria do Conseleite - Paraná reuniu-se dia 18 de outubro de 2005, na sede da FAEP, na cidade de Curitiba tendo aprovado e divulgado o preço de referência realizado em Setembro de 2005 e a projeção do preço de referência para o mês de Outubro de 2005.

Para o mês de outubro, de acordo com as estimativas do Conseleite a queda do preço do leite será em torno de 5,18% (Tabela 1). A queda de preços é resultado da atual situação de mercado, em que se tem estagnação do consumo, aumento da produção de leite e a questão cambial, que elevou as importações mais do que as exportações.

Segundo o sistema de monitoramento de custos elaborado pelo Paraná, o custo de produção com base em janeiro de 2005 está em torno de R$0,51. Este valor é obtido através da média de quatro sistemas de produção, abaixo de 2000 litros de leite/vaca/ano, de 2000 a 4000 litros de leite/vaca/ano, 4000 a 6000 litros de leite/vaca/ano e acima de 6000 litros de leite/vaca/ano (confinamento). Os preços pagos ao produtor, portanto, estão abaixo do custo de produção.

Tabela 1: Valores projetados de referência da matéria-prima (leite) para outubro de 2005 e preço do leite em setembro de 20051

Figura 1

1Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto)

A tabela 2 traz a diferença entre os preços de referência projetados e realizados em setembro.

Tabela 2: Valores finais de referência1 da matéria-prima (leite) setembro 2005

Figura 2

1Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto)

Fonte:Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Marcos Koch Ortiz
MARCOS KOCH ORTIZ

CASTRO - PARANÁ

EM 08/07/2005

A meu ver, a equipe responsável pelo controle dos custos indicados pelo Conseleite deveria também avaliar os custos de produção de outras regiões produtoras, como sudoeste, oeste e norte do estado.



A impressão que dá, é que os envolvidos estão aglomerados na região sul do estado, visto que todos nós sabemos que é uma região muito mais favorável à produção leiteira, trazendo a tona outra realidade em relação as demais regiões do estado.



Marcos Koch Ortiz

Supervisor Regional - Captação

Palmeira - PR.
Qual a sua dúvida hoje?