FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conheça o Queijo Angélique

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/09/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

Raphael Moura é o criador do queijo Angélique, um queijo de massa mole e casca florida que ganhou medalha super Ouro no Mundial do Queijo do Brasil, que aconteceu em agosto de 2019, na cidade de Araxá – MG.

“Foi esse evento que me motivou a ser produtor de queijo. Eu vi o anúncio do concurso, fiquei com vontade de participar e comecei a pesquisar na internet uma receita de queijo Camembert. Li vários artigos científicos e consegui uma receita. Depois peguei o leite da fazenda da família da minha esposa e fui transformar”

Com a criatividade de um brasileiro, Raphael Moura desenvolveu uma excelente solução para criar o ambiente necessário para curar o queijo por 15 dias. “Enchi um isopor de gelo para manter a temperatura a 10 ºC e ficava vigiando para não esquentar nunca a uma temperatura acima de 14 ºC, com o queijo protegido dentro de um pote para não perder a umidade” conta ele.

O Resultado? O Prêmio super ouro no Mundial. Os jurados comentaram que parecia até um Camembert industrial, sem nenhum defeito. “O desafio agora é fazer a mesma receita para comercialização, ou seja, seguir as regras para conseguir legalizar a produção, manter o padrão, trabalhar para nossa inserção no mercado, estou batalhando para que tudo seja bem correto” disse Raphael.


Raphael aprendendo a produzir o queijo Brillat Savarin. FOTO: Gabriel Almeida/SerTãoBras.

Depois do prêmio, Raphael quer se aprimorar. Fez todos os curso com Hervé Mons e Débora Pereira no Festival Fermentar de Goiânia, de fabricação a venda, passando pela cura, e em seguida fez o curso de formação de jurados em São Roque de Minas – MG.

Matéria prima de primeira qualidade não falta. O leite vem de um rebanho de 90 vacas da raça Jersey na cidade de São Miguel Arcanjo, São Paulo. “Foi o arcanjo Miguel que inspirou o nome Angélique” confessa ele. As vacas se alimentam de silagem e pastam 2 horas por dia.

As informações são do SertãoBras.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint