Como produzir alimentos seguros para todos respeitando o meio ambiente e assegurando o bem-estar da população? Esta foi a principal questão debatida no II Global Feed & Food Congress Brazil 2007. Durante três dias, cerca de 500 pessoas provenientes de mais de 40 países se uniram para discutir o tema em 74 palestras.
Uma iniciativa da FAO/ONU (Food and Agricultural Organization/Organização das Nações Unidas) e da IFIF (International Feed Industry Federation), o Global Feed & Food Congress foi organizado pelo Sindirações (Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal).
Com o tema "Sustentabilidade: Produzindo para o bem-estar de todos com qualidade, segurança, responsabilidade, preservando o meio ambiente", o evento aconteceu em São Paulo, de 16 a 18 de abril de 2007. Pela segunda vez, o Brasil foi escolhido para sediar o evento, por sua importância para a agricultura mundial e sua experiência em produzir alimentos de qualidade.
"A primeira edição Congresso foi um sucesso e neste ano conseguimos um retorno ainda mais positivo. Com um programa mais abrangente, falamos não só de segurança alimentar e dos alimentos, como também responsabilidade social e preservação ambiental", afirma Mario Sergio Cutait, presidente do Sindirações. "Com o aumento da população, em 20 anos precisaremos produzir o dobro de alimentos. E a indústria de alimentos precisará investir em tecnologia e biotecnologia para atender a esta demanda de forma sustentável. E precisamos produzir alimentos com qualidade, para um consumidor cada vez mais consciente e exigente. Um congresso deste porte é extremamente importante para atrair a atenção de todos para questões como estas", completa Cutait.
Um dos destaques das palestras foi a introdução do novo Codex Alimentarius Para Alimentação Animal. O documento traz as novas orientações da Comissão do Codex para fabricação e utilização de alimentos para animais. Para ajudar a divulgar as diretrizes do Codex para um número maior de países, IFIF e FAO juntaram-se para produzir o Feed Manual - um guia que explica os conceitos do Codex, tornando-os mais acessíveis para as indústrias do setor. A primeira versão do Feed Manual também foi apresentada pelas entidades durante o II Global Feed & Food Congress.
Além disso, o grupo de Aditivos Nutricionais do Sindirações apresentou estudos que comprovam que a nutrição de precisão - com o uso de aditivos e suplementos na alimentação animal - contribui para a preservação ambiental. Os aditivos ajudam a aumentar a taxa de utilização dos nutrientes, evitando que as proteínas não aproveitadas transformem-se em dejetos prejudiciais ao meio ambiente e ao bem-estar, tais como nitrato e amônia.
EurepGAP
O II Global Feed & Food Congress foi marcado ainda pela assinatura do acordo de equivalência entre os programas de Boas Práticas de Fabricação do Sindirações e do EurepGAP - protocolo de boas práticas agrícolas da associação européia de supermercados e varejistas responsável pela certificação de fazendas produtoras de frutas, café, flores, bovinos, suínos, aves, peixes e alimentos para animais. Trata-se do único programa do mundo em alimentação animal a ser reconhecido pelo Eurep (Euro-Retailer Produce Working Group) e o único do Brasil no que diz respeito à segurança de alimentos. O Brasil foi o primeiro país no mundo a conquistar esta parceria.
Com o reconhecimento dessas normas de segurança de alimentos e responsabilidade social pelo Eurep, o Brasil conseguirá manter, valorizar e aumentar o acesso de seus produtos agrícolas e processados a toda União Européia, um dos principais mercados importadores de alimentos para animais e de carnes para consumo humano.
Fonte: Assessoria de imprensa do congresso.
Congresso internacional abre caminho para produção sustentável
Como produzir alimentos seguros para todos respeitando o meio ambiente e assegurando o bem-estar da população? Esta foi a principal questão debatida no II Global Feed & Food Congress Brazil 2007. Durante três dias, cerca de 500 pessoas provenientes de mais de 40 países se uniram para discutir o tema em 74 palestras.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.