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Confeiteiros criam controvertidos bolos e sorvetes inspirados no coronavírus

Dizem que a criatividade não tem limite para um chefe de cozinha. Para um confeiteiro, então, nem se fala. Aos pâtissiers  há sempre um  desafio a mais: a criatividade rondando o sabor.  Mas que a pandemia gravíssima pudesse inspirar esses criadores tem causado espanto e controvérsia.

O número de casos de Covid-19 na Itália assombra o mundo e aterroriza o Brasil. Mas, em vez de sucumbir ao medo, alguns italianos optaram por rir do perigo com uma série de paródias, piadas e fake news.

O confeiteiro Andrea Schiroli, que  junto com sua esposa Daniela, é dono da Gelateria Infinito na via Colombo em Casalmaggiore, Cremona  criou o Corona Cake. O nome é assim mesmo,  em inglês.

Corona Cake é o nome do bolo de sorvete criado pelo gelataio Schiroli.

O bolo é simples, para uma gelateria, é claro: creme, framboesa, cobertura de chocolate e caramelo para o corpo e "capinha " do vírus, sendo que os "pequenos espinhos de glicoproteína" do  SARS-Cov-2  são feitos de chocolate colorido.

Postada no Instagram, a foto causou excitação e repulsa ao mesmo tempo. "A ideia era fazer as pessoas sorrirem", diz Schiroli, não importa se  venderemos ou não. "Não é enfrentando o tema com medo que curamos ou permanecemos imunes a ele. Acho que devemos prestar a devida atenção ao problema.  Mas vamos viver intensamente", essa é a intenção.

Na cidade de Landivisiau, comuna francesa na região administrativa da Bretanha, no departamento Finisterra, oda casa "La Duchesse Anne", criou um ovo de Páscoa diferente: o coronavírus.

"ovo" Coronavírus é um casca de chocolate, recheado com ganache. Os espículos são lascas de amêndoa com calda vermelha.

Jean-François Pré criou coronavírus 3D para vendê-los como ovos de páscoa.

Ele já vendeu alguns e espera que possa continuar vendê-los até a Páscoa. Assim como o gelataio italiano, a intenção do chocolatier  é "divertir os clientes e amenizar o clima de tensão. Quis fazer uma piada", diz Pré. 

Bolos do Isolamento 

A Luminary Bakery, em Stoke Newington, Londres,  padaria favorita de Meghan Markle e sempre visitada pela Duquesa de Sussex pelos trabalhos de ONG,  criou um Bolo de Isolamento. Vem numa variedade de sabores, tem tamanho menor e é decorado com laranja e mirtilos.

Esses bolos de isolamento são vendidos para ajudar mulheres em situação de risco de violência.

Enquanto isso no Canadá, uma confeitaria em Victoria, está oferecendo  bolinhos muito trabalhados mas com apenas  12 cm de altura, para uma pessoa celebrar sozinha durante a crise do Covid-19. Os isolation cakes são uma massa de pão-de-ló com recheios de creme e ganache de chocolate. Tudo coberto com glacê de menta e lavanda com confeitos que imitam balões e serpentinas.

"Só queríamos garantir que as pessoas tivessem uma maneira de se entregar e de celebrar, mesmo que isso fosse em confinamento solitário ou o que quer que eles estejam fazendo", disse Susannah Bryan, uma das proprietárias da Ruth & Dean, a confeitaria que criou o bolo. 

Victoria fica na ilha de Vancouver, sendo a capital da província da Colúmbia Britânica (BC). 

Esses bolos foram criados para que mesmo em isolamento, as pessoas possam celebrar.

Já  na Califórnia, a  padaria artesanal San Francisco Butter& mostrou que rapidamente pode se adaptar às novas demandas de mercado, enquanto  empresas até maiores estão lutando para manter  as portas aberta.

Então, a padaria criou os  Quarantine Cakes: bolos da quarentena,  para atender de 2 a 4 pessoas.

Os bolos salvaram a empresa em tempo de quarentena.

Também em tamanhos  menores que o normal, servindo de duas a quatro pessoas, os clientes  podem escolher entre as seguintes mensagens: "Lave suas mãos", "Não toque no seu rosto", "Limpe e desinfete", "Finja que você é um introvertido", "Não esconda máscaras."

A proprietária da padaria Amanda Nguyen revelou que os bolos, feitos à mão por ela e mais três funcionários da equipe, salvaram a empresa.

Não há segredos, explica Amanda, são bolos elegantes, artísticos, muito saborosos e bem elaborados, para 4 pessoas, vendidos a US$ 50 e entregues na casa do cliente.

As informações são do site Paulopes. 

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