Os agricultores europeus têm sido rápidos na adoção de melhoras no rendimento das colheitas, sustentabilidade e bem-estar animal. No entanto, em outras áreas, são lentos: raramente compram insumos pela internet, sementes, maquinários e tecnologia agrícola.
Pesquisa feita pela McKinsey em 2019 com mais de mil agricultores em sete países europeus mostrou que só 13% tinham feito compras para sua produção pela internet nos últimos doze meses. No mercado de vegetais na Espanha, estimado em € 17 bilhões, 38% dos que responderam à pesquisa mostram disposição de comprar online, mas somente 12% fazem isso. Na França, no mercado de cereais de €12 bilhões, 36% também dizem que podem comprar, mas somente 21% o fazem.
Agora, uma nova pesquisa, feita em maio, mostrou que 24% dos que responderam planejam comprar fertilizantes, equipamentos etc, sem sair de casa. Isso significa um mercado adicional equivalente a €10 bilhões, dado o tamanho dos países, da agricultura e o potencial de aumento das compras online.
As informações são do Valor Econômico.