A aquisição da Batávia pela Perdigão pode estimular novas aquisições no mercado de lácteos, hoje dominado pela Danone e Nestlé, que movimentam R$ 8,5 bilhões por ano. A Batávia vem em terceiro, com 13,9% do mercado de refrigerados e ganha força com o novo investidor.
"A marca Batavo volta a ganhar força com a entrada da Perdigão e deve aumentar sua participação de mercado. Danone e Nestlé poderão comprar empresas para assegurar sua liderança", disse o analista da Fator Corretora, Marcio Kawassaki.
Para o responsável por fusões e aquisições da PriceWaterhouseCoopers, Raul Beer, novas aquisições poderão ser feitas, principalmente de empresas que atuam com leite UHT, setor mais pulverizado.
De acordo com reportagem de Chiara Quintão para a Gazeta Mercantil, no ano passado, a margem bruta de rentabilidade da Batávia foi de 37,3%, enquanto que a da Perdigão foi menor, de 28,4%. A Batávia teve faturamento líquido em 2005 de R$ 480 milhões. A receita líquida da Perdigão foi de R$ 5,145 bilhões.
A reportagem é de Chiara Quintão, para a Gazeta Mercantil.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.