Companhia japonesa lança leite fresco na China

A maior companhia de lácteos da Ásia, Meiji, do Japão, começou a enviar leite pasteurizado diretamente para Xangai (China), sendo esta a primeira vez que uma companhia de lácteos estrangeira fornece leite fresco ao mercado chinês. A Meiji já fornece sorvete para a China desde 1995.

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A maior companhia de lácteos da Ásia, Meiji, do Japão, começou a enviar leite pasteurizado diretamente para Xangai (China), sendo esta a primeira vez que uma companhia de lácteos estrangeira fornece leite fresco ao mercado chinês. A Meiji já fornece sorvete para a China desde 1995.

A empresa disse que o leite ultrapasteurizado tem um prazo de validade de 15 dias, permitindo o gasto de cinco dias no transporte e na alfândega e mais 10 dias à venda nos supermercados de Xangai. Porém, a um preço de 38 yuan chinês (US$ 4,86) o litro, a companhia está restringindo suas vendas a um pequeno nicho de consumidores. A maioria dos leites vendidos na China custa um sexto deste preço. Produtos de maior qualidade, como a marca Telunsu da Mengniu e a marca Jindian da Yili, custam ainda menos da metade deste preço.

O gerente de marketing da Meiji, Jin Xuhua, disse que o leite será vendido principalmente nos supermercados pertencentes a japoneses em Xangai, visando a grande população japonesa que vive na cidade, bem como os consumidores de Taiwan. "Existem cerca de 300 mil consumidores de Taiwan que preferirão o leite Meiji, uma vez que seu sabor é muito mais similar ao produto que eles têm em Taiwan". A firma espera que as vendas de leite e seus outros produtos atinjam 100 milhões de ienes (US$ 870,23 mil) até o final do ano.

A Meiji testará o produto em Xangai no próximo ano, adicionando iogurte e outros produtos lácteos. "Apesar de estarmos muito otimistas quanto às vendas, ainda estamos esperando para ver se o preço pode funcionar na China".

O vice-presidente da Guangdong Dairy Industry Association, Wang Dingmian, disse que a qualidade do produto da Meiji é "melhor que a nossa" devido às suas técnicas mais avançadas na manutenção do frescor do leite fresco e no controle da temperatura.

Apesar de o preço limitar o apelo aos consumidores chineses e do fato de o mercado ser restrito à área litorânea por razões logísticas, Dingmian disse que esta medida poderá desencadear uma competição acirrada. Isso poderá também estimular as companhias chinesas a prestar mais atenção às novas técnicas de processamento e à maior qualidade, tendências que influenciarão sua sobrevivência no mercado.

A reportagem é de Dominique Patton para o site Ap-foodtechnology.com.

Em 07/12/06 - 1 Yuan Chinês = US$ 0,12799
7,81335 Yuan Chinês = US$ 1

1 Iene Japonês = US$ 0,008702
114,912 Iene Japonês = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
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