ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como melhorar a experiência do cliente, apesar da pandemia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/05/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Análise da Kantar indica que a pandemia de Covid-19 terá consequências para atuação das marcas mesmo depois que o vírus for controlado. De acordo com a consultoria, dois aspectos já são visíveis: a importância de um propósito maior do que apenas vender, com empresas em todo o mundo se solidarizando com as vidas dos seus colaboradores e consumidores;  e a necessidade de uma presença digital forte, por meio de conteúdo e um e-commerce bem preparado.

Três desafios

Depois da correria para adaptar estruturas e “correr atrás do prejuízo”, uma nova demanda surge: a da experiência. Mas como encantar o público em época de isolamento social e de visitas menos frequentes e mais rápidas às lojas? “Para qualquer estratégia de experiência do cliente, há três desafios: primeiro, projetar as jornadas; depois, absorver os dados entre esses pontos e, no final, elaborar uma estratégia entre esses pilares de contatos principais, sempre seguindo o objetivo da marca", explica Daniel Machado, diretor de CX da Kantar para a América Latina. "Uma experiência bem pensada fornece resultados de curto e longo prazo para qualquer empresa", garante o especialista.

Colocar o shopper o consumidor no centro das decisões é ainda mais importante em um momento de e emoções e preocupações exacerbadas. Estudam da Kantar revela que os clientes preferem até 10 vezes mais uma marca quando percebem que ela é centrada no cliente. Nesse caso, inclusive, as chances de recomendar essa marca para as pessoas próximas são dobradas.

Repensar sua atuação

Com a pandemia, muitas marcas precisaram repensar o jeito tradicional como faziam seus negócios. A Kantar lembra que a jornada do cliente muda completamente quando lojas consideradas não essenciais estão fechadas e pessoas estão se isolando. O desafio, então, se torna entender as novas jornadas e pontos de contatos das pessoas e como se inserir nelas – ou mesmo ajudar a criar novas jornadas. Isso pode significar criar conteúdos e interações novas, assim como novas parcerias para driblar todos os desafios criados pela crise do coronavírus.  

Uso da tecnologia de forma humanizada

A pandemia tornou-se um período para compradores digitais de primeira viagem – sobretudo no varejo alimentar –, além de ter proporcionado um crescimento no e-commerce como um todo.

"Apesar de 47% dos brasileiros acharem que a compra no digital é mais satisfatória que a física, segundo a onda mais recente do nosso Barômetro COVID-19, ainda há muito o que fazer em termos de experiência. Com a progressão da pandemia, tempo e dinheiro perdem relevância para a conveniência e energia gasta no processo de compra digital", lembra. “Os e-commerces ainda são complexos para a maioria das pessoas. Trabalhar fluidez é fundamental”, completa Machado.

Para o especialista, no caso do e-commerce é preciso tomar três importantes passos: melhorar ainda mais o que é positivo; entender as dores dos compradores de primeira viagem e tentar transpor pontos positivos da experiência física para o digital.

Bem-estar dos funcionários

O ponto final de uma boa estratégia de customer experience, de acordo com a Kantar, é garantir uma boa experiência interna, para os colaboradores da empresa. Sob uma crise como a atual, saber o que os funcionários sentem, pensam e como estão lidando com a situação é vital para as empresas. Segundo nosso Barômetro COVID-19, nada menos do que 83% dos brasileiros esperam que as companhias se preocupem com a saúde de seus colaboradores; e 65% esperam que elas flexibilizem o modelo de trabalho.

As informações são do SA Varejo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures