O Índice MilkPoint Mercado, indicador dos preços de venda das indústrias ao varejo por uma cesta padrão de derivados lácteos (leite UHT, queijos e leites em pó), nos mostra que, desde janeiro, os valores destes produtos mais que dobraram.
Essa conta chegou também, claro, ao consumidor final. Os derivados lácteos se tornaram vilões do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA — índice oficial para medição da inflação no Brasil. Matérias destacando os preços elevados destes itens foram comuns nos noticiários do último mês.
Ainda que a alta de preços se justifique diante da oferta restrita de leite, ocorrida muito por conta da elevação estrutural dos custos envolvidos na produção, convencer o consumidor final a manter a demanda diante do novo patamar é um desafio. E se quisermos manter nossas margens a partir da atual realidade de custos, uma vitória a este desafio é essencial.
Uma das armas para esta vitória é o que chamamos de “trade marketing”. O “trade marketing” passa pela análise dos hábitos e preferências do consumidor, além da elaboração de estratégias para maximização dos resultados com marketing e, consequentemente, vendas. Pensando na conjuntura atual e na importância do “trade marketing” para tal, a 13ª edição do Fórum MilkPoint Mercado contará com a participação de Samuel Maia, Diretor de Pricing e Trade Marketing na Lactalis. Ele irá apresentar uma palestra com o tema “Trade marketing e pricing como estratégia de venda de lácteos”.
O nosso evento acontece na próxima semana, no dia 02 de agosto, em Goiânia. E se você não puder estar lá, contamos com a sua presença na versão online do Fórum. Você pode assistir de onde estiver, quando quiser! Inscreva-se já!