FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Comitê do AgroNordeste é instalado no Maranhão; bovinocultura leiteira em pauta

O comitê estadual de coordenação do Plano AgroNordeste, foi instalado nesta quinta-feira (31) em São Luís (MA), na sede do Sebrae. No Maranhão, o AgroNordeste focará suas ações no território do Médio Mearim, abrangendo 20 municípios com população rural de 165 mil pessoas.

Serão priorizadas com cadeias produtivas de arroz, bovinocultura leiteira e extrativismo (babaçu, por exemplo), e a cidade polo será Bacabal. As cidades inicialmente contempladas pelo Plano têm aproximadamente 17,5 mil propriedades rurais com potencialidades diversas para o agronegócio e a agricultura familiar.

O coordenador-geral de Cadeias Produtivas do Mapa, Clecivaldo Ribeiro, apresentou o AgroNordeste falando de seus principais desafios e características daquela região do Brasil. Em sua apresentação, ele enfatizou a potencialidade da cadeia do babaçu no estado. “O conhecimento que as pessoas têm aqui é fundamental para fazer o Plano acontecer. O Plano depende do conhecimento local”, ressaltou.  

O superintendente substituto da SFA-MA, Fernando Lima, disse que o AgroNordeste é o esforço na interação com as entidades parceiras para que elas voltem suas ações, de forma harmoniosa, direcionadas na busca de resultados. “Isso implicará na quebra de paradigmas nessas entidades. Se não houver interação das entidades parceiras, o Plano terá dificuldades de implantação e de sucesso. Logo, gerenciar a interação entre as entidades públicas e privadas na busca de sucesso do produtor rural é o foco, possibilitando o seu crescimento”, disse. 

O Plano AgroNordeste está sendo implantado em 230 municípios dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais, divididos em 12 territórios, com uma população rural de 1,7 milhão de pessoas. O público-alvo são os pequenos e médios produtores que já comercializam parte de sua produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir os seus negócios e gerar mais renda e emprego na região onde vivem.

As cidades contempladas no estado são: Bacabal, Bom Lugar, Igarapé Grande, Lago dos Rodrigues, Lima Campos, Pedreiras, Poção de Pedras, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Raimundo da Doca Bezerra, Satubinha, Bernardo do Mearim, Esperantinópolis, Lago do Junco, Lago Verde, Olho D’água das Cunhãs, Pio XII, Santo Antônio dos Lopes, São Mateus do Maranhão, São Roberto e Trizidela do Vale.

A reunião também contou com a presença do presidente da Faema, Raimundo Coelho; do superintendente do Sebrae/MA, Albertino Leal; do superintendente do Banco do Nordeste no Maranhão, Hailton Fortes; do subsecretário da Sagrima, Sérgio Delmiro, e da representante do Sebrae Nacional, Newman Costa.

As informações são do Mapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.