ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Comissão mista aprova alterações em MP do Código Florestal

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/08/2012

1 MIN DE LEITURA

2
0
A Comissão Especial Mista que analisa a Medida Provisória (MP) 571, que complementa o novo Código Florestal, volta a se reunir nesta quinta-feira (9/8), a partir das 9h, para concluir a votação dos destaques às emendas apresentadas ao parecer do relator da matéria, senador Luiz Henrique (PMDB-SC).

A decisão foi tomada pelo presidente do colegiado, deputado Bohn Gass (PT-RS), após o início da Ordem do Dia no Senado Federal, que obriga a interrupção das atividades das comissões e a presença dos senadores no Plenário da Casa para as sessões deliberativas. Os parlamentares que integram a comissão iniciaram, na tarde de ontem, a apreciação dos 31 destaques com parecer contrário do relator, dos quais três foram aprovados e dois rejeitados. Quatro foram retirados de pauta e três tiveram posição favorável do relator para aprovação, mas não foram votados.

Um dos destaques aprovados pelos parlamentares trata do conceito de crédito de carbono, incluído no texto-base da MP. Sobre este ponto, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, defendeu o fim da burocracia para registro dos títulos destes créditos, como forma de estimular a adesão dos produtores rurais a este mercado. "A necessidade de registro junto ao órgão competente, como previa inicialmente a emenda com esta proposta, é mais uma burocracia, uma imposição desnecessária", afirmou a senadora, durante as discussões. A sugestão da presidente da CNA foi aceita e aprovada, por unanimidade, pelos parlamentares da comissão.

Outra emenda aprovada trata da prática do pousio, que é a interrupção temporária de uma atividade agropecuária para a recuperação do solo. O texto-base do relator previa um prazo de cinco anos em 25% da propriedade. No entanto, um destaque apresentado ao texto tinha como proposta o prazo de 10 anos sem estabelecer um percentual da área onde a prática agrícola ficaria suspensa. O senador Luiz Henrique manteve o prazo de cinco anos e retirou o limite de 25%.

Também na votação, deputados e senadores aceitaram emenda contrária ao parecer do relator e aprovaram a retirada do conceito de área abandonada no texto da MP. Eles aceitaram, ainda, a emenda que altera a redação do inciso I do artigo 4º da MP, que trata das faixas marginais de qualquer curso d'água natural perene. Também ficou mantido no texto o conceito de área úmida.

As informações são da Assessoria de Comunicação da CNA, adaptadas pela Equipe AgriPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FERNANDO FONSECA GOMES

INDIANÓPOLIS - MINAS GERAIS

EM 11/08/2012

vai começar tudo de de novo e noós da roça ficaremos a merce dos politicos de má vontade
CELIA AZEVEDO

BELÉM - PARÁ - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 10/08/2012

Enfim, tomaram uma decisao justa, o produtor ja paga por tantas siglas... seria realmente inviável deixar uma área em pousio por 10 anos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures