Comércio internacional: UE ataca Fonterra

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

No encontro ministerial da OMC de dezembro, em Hong Kong, o comissário de comércio da União Européia, Peter Mandelson, acusou a Fonterra, entre outras empresas, de distorcer o mercado internacional. O comentário, como não poderia deixar de ser, incomodou a cooperativa neozelandesa.

A Fonterra foi formada após a desregulamentação da indústria, através do Dairy Industry Restructuring Act, terminando com o que se denomina "empresas governamentais de comércio", como era o caso da New Zealand Dairy Board, que controlava praticamente todas as exportações da NZ antes da Fonterra. A Comissária da Agricultura da UE, Mariann Fischer-Boel, disse que o monopólio continua, agora sob a bandeira da Fonterra, e que por isso deve terminar. "É evidente que o mecanismo de definição de preços não é transparente e não podemos ter uma empresa monopolista em uma posição de domínio tão grande", disse ela.

O Ministro das Negociações do Comércio da NZ, Jim Sutton, rebateu dizendo que a UE está colocando esse assunto à mesa como uma maneira de desviar a discussão daquilo que realmente importa: sua postura em áreas como acesso a mercados. "Há certas coisas que as grandes economias precisam fazer nesse momento e que estão percebendo ser extremamente complicadas politicamente", comenta. A informação foi publicada no Lechería Latina.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?