ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Comércio de lácteos entre EUA e ASEAN teve "crescimento impressionante"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/12/2020

5 MIN DE LEITURA

0
0

O comércio de lácteos entre os Estados Unidos e a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) tem visto uma trajetória de crescimento impressionante devido à demanda do consumidor por produtos mais saudáveis, bem como ao rápido aumento do e-commerce na região, mas o Conselho de Exportação de Laticínios dos Estados Unidos (USDEC) acredita que o foco em produtos ricos em proteína podem impulsioná-lo ainda mais.

De acordo com os dados do comércio de exportação dos EUA, a ASEAN ultrapassou o México, tornando-se o maior destino de exportação de lácteos dos EUA em volume em agosto de 2020 e provavelmente manterá esta posição de liderança se as tendências atuais de envio continuarem. “As exportações de leite em pó desnatado lideraram esse crescimento, subindo 76% no acumulado do ano até agosto para 232.000 toneladas, já excedendo o volume de 12 meses de 227.000 toneladas no ano passado”, disse Dalilah Ghazalay, Diretor Regional do Sudeste Asiático do USDEC.

As exportações de lácteos dos EUA para o Sudeste Asiático também aumentaram 14%, para 67.200 toneladas no ano até o momento, e as exportações de soro de leite para o Sudeste Asiático também foram 5% maiores até agosto, atingindo 81.700 toneladas no ano.

São números significativos porque mesmo em 2019, as exportações dos principais produtos lácteos dos EUA para o Sudeste Asiático já haviam atingido um novo volume recorde de 450.000 toneladas, um aumento de 2% em relação ao ano anterior, com as Filipinas, Indonésia e Vietnã respondendo por quase 75% desse volume de exportação. O USDEC acredita que uma das razões para este rápido crescimento pode ser atribuída à demanda da região por alimentos e bebidas mais saudáveis, especialmente quando se trata de produtos ricos em proteínas.

Na ASEAN, a Tailândia tem estado na vanguarda regional da introdução de alimentos e bebidas enriquecidos com proteínas nos últimos anos, e um estudo da Nielsen mostrou que na Tailândia, 'ajudar a manter o sistema imunológico forte' é o principal benefício classificado pelo qual os consumidores estão dispostos a pagar mais”, disse Ghazalay. Os consumidores na ASEAN também estão se tornando mais conscientes e preocupados com a saúde – estudos mostraram que os cingapurianos estão priorizando fazer escolhas mais saudáveis, alocando a maior parte das despesas de vida (34%) em escolhas de refeições mais saudáveis.

A tendência de lanches inteligentes também está aumentando, especificamente na Malásia onde muitos consumidores estão escolhendo lanches benéficos para sua saúde. Essas são categorias nas quais os laticínios podem inovar. A proteína láctea como categoria também teve um crescimento significativo na região, atribuído aos benefícios percebidos de saúde e bem-estar. Por exemplo, as exportações de isolado de proteína de soro de leite dos EUA para a ASEAN cresceram 41% de janeiro a agosto de 2020, atingindo 3.447 toneladas. “Em comparação com os EUA, os consumidores da ASEAN ainda estão nas fases iniciais de reconhecimento dos papéis benéficos do soro e das proteínas do leite para ajudar no controle de peso, saúde muscular e envelhecimento saudável, mas há um interesse crescente”, acrescentou ela .

Um estudo recente do USDEC em Cingapura e na Tailândia viu que 98% dos entrevistados disseram que pensam em envelhecimento saudável, mas menos da metade acredita que estão bem preparados (em termos da comida que comem e como cuidam da saúde) para envelheceram de forma saudável e as opiniões sobre proteínas também foram geralmente positivas. O estudo também descobriu que 80% dos entrevistados acreditam que os alimentos enriquecidos com proteínas são importantes para o envelhecimento saudável, e 84% acreditam que os alimentos enriquecidos com proteínas são benéficos para o desenvolvimento das crianças.

Esses insights reafirmam que o potencial do consumidor para produtos de proteína está lá, que os consumidores provavelmente serão receptivos às mensagens de proteína e que uma estratégia eficaz para atingir os consumidores seria enfatizar os aspectos de envelhecimento saudável do consumo de proteína láctea”, enfatizou Ghazalay. Portanto, a proteína é realmente uma oportunidade de negócio empolgante para os fabricantes de alimentos e bebidas da região inovarem em produtos de saúde e bem-estar, seja no estilo ocidental, asiático ou de fusão.”

Comércio eletrônico
O rápido crescimento do comércio eletrônico também foi identificado como um fator chave para o comércio entre os EUA e a ASEAN.

"Uma tendência importante para o comércio entre os EUA e a ASEAN é o uso crescente do e-commerce internacional para acelerar o processo de compra, tornando mais conveniente do que nunca para os consumidores comprar produtos no exterior digitalmente”, disse Ghazalay.

O Sudeste Asiático possui um grupo demográfico voltado para dispositivos móveis, em que a maior parte da navegação na Internet e das compras são feitas online. Além disso, as compras de supermercado também se tornaram digitais, por exemplo, em plataformas como a Amazon, onde os consumidores podem navegar, fazer compras e comprar online e receber produtos frescos em sua porta no mesmo dia da compra.

Um dos formatos de exportação dentro da categoria de compras online que está vendo um aumento exponencial na demanda são os alimentos embalados e à medida que as economias emergentes da ASEAN se desenvolvem, a demanda por alimentos embalados tende a aumentar.

A maioria dos mercados da ASEAN consome atualmente uma proporção menor de alimentos embalados em comparação com a média global e os mercados desenvolvidos, mas a demanda por alimentos embalados saudáveis continuará crescendo a uma taxa elevada e essas são tendências que os fabricantes de alimentos e bebidas não podem mais ignorar.

US CDE em Cingapura
Testemunho da confiança do USDEC no potencial do Sudeste Asiático, o conselho estabeleceu o que chama de Centro de Excelência em Laticínios (CDE) em Cingapura, também seu primeiro investimento físico no exterior. O centro abriga instalações como uma cozinha de demonstração e laboratório de avaliação sensorial e tem como objetivo atuar como uma base central para atender à região da ASEAN.

“O sudeste da Ásia foi escolhido como a casa para o novo CDE dos EUA com base em muitos fatores, incluindo a grande classe média da região impulsionada por maior poder de compra, o dinâmico setor da indústria de alimentos e bebidas locais juntamente com o aumento da consciência de saúde do consumidor”, disse Ghazalay.

Esses são também fatores críticos que sustentam porque o Sudeste Asiático representa uma oportunidade atraente de crescimento de longo prazo para os laticínios dos EUA.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

As informações são do FoodNavigator-asia.com, traduzidas e editadas pela equipe MilkPoint. 

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures