Nos dias 02, 03 e 04 de agosto, a capital do estado de Goiás recebeu mais de 2.000 participantes para o Fórum MilkPoint Mercado, o Jantar dos Top 100 maiores produtores de leite do Brasil e para o principal evento, o Interleite Brasil 2022. Em três dias de intensa experiência e abertura ao novo, o leite se reuniu em Goiânia para discutir os caminhos para o futuro.
O Interleite Brasil, que teve o apoio do Senar-GO e do Sebrae-GO, teve 1619 participantes, com 1222 presencialmente e 397 online. Nos 2 dias de evento, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer novas abordagens, incluindo a agenda de sustentabilidade; discutir os caminhos para melhor coordenação da cadeia do leite; avaliar os parâmetros que estão relacionados a maior rentabilidade; e conhecer casos de sucesso técnico e econômico.
Além do recorde de público, a 20ª edição do Interleite Brasil teve recorde de parceiros. Foram 26 expositores, 12 entidades parceiras e 13 veículos de mídia que apoiaram a maior edição em 28 anos.
Interleite Brasil 2022, 03 e 04 de agosto, Goiânia.
Para Marcelo Pereira de Carvalho, CEO do MilkPoint Ventures, “O Interleite Brasil mostrou as transformações da cadeia do leite, incluindo a profissionalização, o aumento de escala e a incorporação de novas agendas, como a questão da sustentabilidade. Ficou evidente que a sustentabilidade e tudo o que compõe o tema “ESG” não só veio para ficar, mas representa uma grande oportunidade para o agro e em especial para o leite. As fazendas estão descobrindo novas oportunidades de geração de renda”.
Também com recorde de participação, a 13ª edição do Fórum MilkPoint Mercado, que é tradicionalmente realizado na véspera do Interleite Brasil, teve a presença de 398 participantes distribuídos nas modalidades presencial e online. O evento traçou cenários do mercado lácteo nacional e internacional. Entre as principais pautas discutidas, a relação indústria e varejo ganhou espaço, bem como outros temas como a oferta de leite no campo e a crescente competitividade do Brasil no cenário internacional, diante do cenário de maior dependência dos grãos para a produção de leite.
Outros temas como tendências no consumo de lácteos, oportunidades no e-commerce, novas formas de atender o varejo, mercado de grãos e inteligência de mercado, entre outros, também marcaram as discussões.
13ª edição Fórum MilkPoint Mercado, Goiânia, 2022.
Ainda, foi realizado o Jantar dos 100 maiores produtores de leite do Brasil, reunindo 172 pessoas.
“O Interleite Brasil é um evento único, não só pela temática e pela quantidade de pessoas, mas pelo fato de reunir diversos agentes da cadeia: produtores, técnicos, pesquisadores, laticínios, empresas de insumos e poder público”, diz Marcelo. “Por isso, acreditamos que sua efetividade como agente transformador é significativa”.
O perfil do público envolveu 29% de produtores de leite, 24% de técnicos atuantes em consultoria e assistência técnica, 16% técnicos atuantes em indústrias de laticínios, 12% atuantes em empresas de insumos e 7% de institucionais governamentais, entre outros.