ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNA reivindica anistia de dívidas do Funrural

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/10/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Em tempos de aperto fiscal, falta de recursos para bancar as políticas sociais agravada pela pandemia e margens de rentabilidade recorde em diversas culturas do campo, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pediu ao governo para anistiar as dívidas do Funrural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural).

A reivindicação, enviada à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, é para acabar com os débitos tributários relativos à comercialização da produção agropecuária entre produtores rurais pessoas físicas. O passivo total é estimado em mais de R$ 11 bilhões pela Receita Federal.

“Diante das constantes mudanças no arcabouço legal que rege a cobrança do Funrural aos produtores e de todos os esforços realizados pelo Congresso Nacional e pelo Poder Executivo para sanar os problemas relacionados a esse tributo, não nos resta alternativa a não ser apresentar o pedido de anistiar os débitos tributários relativos à comercialização da produção agropecuária, entre produtores rurais estabelecidos como pessoas físicas”, afirma o ofício assinado pelo presidente da CNA, João Martins, enviado ao gabinete da ministra na semana passada.

Na prática, o pedido é para a remissão de todo o débito remanescente aos produtores, pois trata da relação entre pessoas físicas. “Isso faria com que os produtores rurais que não pagaram a contribuição nem entraram em refinanciamento fiquem isentos do pagamento”, resume uma fonte do setor.

A dificuldade financeira do governo e os lucros de boa parte dos segmentos do agronegócio neste ano, com safra e exportações recordes e cotações das commodities como soja e milho nas alturas, reforçam a avaliação de que o pleito não deverá ser atendido de pronto. “É preciso analisar se haverá espaço para uma remissão assim. O governo precisa seguir a Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse um especialista.

O imbróglio do Funrural se arrasta há dez anos. Em 2010, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional a cobrança da contribuição previdenciária sobre a receita bruta da comercialização, mas voltou atrás da decisão em 2017.

Naquele ano, o Congresso Nacional aprovou uma lei para criar um programa de regularização tributária rural (PRR, ou Refis do Funrural) com baixa adesão (cerca de 10 mil produtores), em parte devido à promessa de campanha ainda não cumprida por Jair Bolsonaro de extinguir o passivo, apesar das pressões.

O Planalto alega risco de impeachment em caso de desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal. O ministro da Economia, Paulo Guedes, sugeriu solução via reforma tributária e, segundo apurou o Valor, não mudou de ideia até agora.

A partir de 2018, as alíquotas do Funrural foram reduzidas e as operações de venda de sementes e mudas, bezerros, leitões e pintos de um dia passaram a ser isentas. Este ano, o STF decidiu que o tributo não pode incidir sobre os produtos exportados - o que, na prática, acabou com grande parte das dívidas, sobretudo as referentes à soja.

Como a Receita tem dificuldades para apurar os valores devidos e só pode cobrar dívidas de cinco anos anteriores, o prazo de dez anos está cada vez mais próximo do fim e o débito, por consequência, vai ficando menor para quem não refinanciou e não confessou o passivo. No ofício, a CNA relatou a ofensiva da Receita para a regularização dos contribuintes até o fim do ano sob pena de multas de até 150% do valor devido.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures