CNA: Fracasso de Doha prejudica setor lácteo
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
A conclusão de um acordo resultaria no incremento do comércio mundial de lácteos, que em 2005, correspondeu a 7% da produção mundial de 615 bilhões de litros. Nos países desenvolvidos, a atividade recebe subvenções anuais superiores a US$ 40 bilhões. Dos 149 países signatários da OMC, apenas 30 subsidiam diretamente suas exportações, com destaque para União Européia, que é responsável por 80% do montante utilizado e possui 34,5% do mercado internacional de lácteos. O subsídio corresponde a 50% do preço de exportação da manteiga, mais de 30% nos preços do leite em pó integral e 25% nos preços do queijo Cheddar.
Essa situação deprime os preços de exportação, e consequentemente, reduzem os ganhos dos produtores de leite. Inevitavelmente, o subsídio tem limitado o desenvolvimento do setor lácteo em muitos países como o Brasil, que já poderia ter uma maior parcela do mercado, não fosse a competição desleal. Segundo Rodrigo Alvim, o compromisso firmado na Rodada Doha, de eliminação total dos subsídios às exportações até 2013, fica prejudicado em função da ausência de um cronograma de desgravação. A GDA defende cortes superiores a 80% dos subsídios a exportação até 2010, sendo mais de 50% eliminado nos primeiros anos.
Em relação a acesso a mercados, Alvim lamenta a manutenção de tarifas superiores a 100% para produtos lácteos em muitos paises desenvolvidos. "As tarifas de importação no Canadá, para lácteos, variam de 200% a 300%. No Japão, são superiores a 500% para manteiga e, na União Européia, as quotas de importação de queijo são de aproximadamente, 100 mil toneladas, em um mercado de 7 milhões de toneladas", salientou.
Estudos recentes realizados pela GDA demonstram que o aumento, nos países desenvolvidos, de 100% das quotas e a redução de 50% nas tarifas de importação, resultariam em ampliação de 5% do mercado mundial de leite em pó desnatado, 7% no mercado de queijos e 11% de manteiga.
Fonte: Agência CNA
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.