Será realizada nesta terça-feira (26/09) uma reunião na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para cobrar do Governo a adoção de um mecanismo de sustentação de preços para o leite. A entidade tem defendido a adoção do PROP - Prêmio de Risco de Opção Privada para o leite, junto com a OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) e CBCL (Confederação Brasileira das Cooperativas de Laticínios).
A medida, que vem sendo discutida há alguns meses pelo setor leiteiro, é uma pauta das destas entidades, mas não é unanimidade na indústria.
O objetivo da medida, segundo a CNA, é evitar os efeitos negativos que a elevação de 10% nos custos dos insumos utilizados pelos pecuaristas de leite e a queda de 15% nos preços pagos aos produtores, de janeiro a agosto deste ano, vem gerando no setor.
Segundo Jerônimo Gomes, presidente da CALU, de Uberlândia, a intenção dos participantes é levar para a reunião questões preocupantes como a possibilidade de haver grande oferta de leite na safra 2006/2007. "Esse encontro será muito importante, pois serão discutidos temas relevantes".
Segundo a CNA, estarão presentes mais de 300 lideranças de produtores e suas cooperativas. A solicitação da medida já foi encaminhada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e está nos moldes já existentes para outros produtos, como soja, arroz e milho.
CNA e OCB/CBCL promovem encontro sobre PROP
Será realizada nesta terça-feira (26/09) uma reunião na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para cobrar do Governo a adoção de um mecanismo de sustentação de preços para o leite.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.