CNA divulga balanço do setor lácteo em 2006

A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) destacou em seu balanço da agropecuária de 2006 uma desaceleração da oferta interna de leite, projetando uma produção inspecionada de 16,3 bilhões de litros para o ano passado.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) destacou em seu balanço da agropecuária de 2006 uma desaceleração da oferta interna de leite, projetando uma produção inspecionada de 16,3 bilhões de litros para o ano passado. Refletindo aumento inexpressivo frente à produção obtida em 2005, que foi de 16,284 bilhões de litros. Nos últimos dez anos, houve um crescimento médio de 5,5% na produção leiteira a cada ano.

A CNA informou ainda que o custo de produção da pecuária leiteira em 2006 foi mais de 15% superior ao custo verificado no ano anterior, em função do aumento de preços de ingredientes da ração, como milho e farelo de soja, entre outros.

Outro fator que contribuiu para um desempenho inferior ao esperado no último ano foi a queda dos preços reais pagos aos produtores de janeiro a outubro, que ficaram cerca de 18% mais baixos que os obtidos no mesmo período de 2005. A Confederação anunciou uma queda de 8% no valor bruto da produção em 2006, fechando o ano em R$ 11,8 bilhões.

Segundo o balanço feito por Marcelo Costa Martins, assessor técnico da Comissão de Pecuária de Leite da CNA, a crise ocorrida no ano passado é reflexo da política econômica do Governo Federal, visto que a taxa anual de juros valoriza o real frente ao dólar e impede a ampliação das exportações. Sendo assim, os preços do produto nacional ficam altos se convertidos em dólar, fazendo com que o país perca espaço no mercado internacional.

Os desafios para 2007, de acordo com a CNA são o de ocupar mercados crescentes, como o leste da Ásia e meio leste e norte da África, prorrogar a aplicação de medidas anti-dumping à União Européia e Nova Zelândia por mais cinco anos, fortalecer o marketing institucional para o leite, continuar a implantar o Programa Nacional de Melhoria de Qualidade do Leite, criar o Prop-Leite (Prêmio de Risco para Aquisição de Produto Agropecuário Oriundo de Contrato Privado de Opção de Venda), entre outros. As informações são da assessoria de imprensa da CNA.

Para fazer o download do relatório integral da CNA, clique aqui.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Marcelo Costa Martins
MARCELO COSTA MARTINS

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 08/01/2007

Prezado Sr.Guilherme Franco,

Infelizmente, o documento da CNA não tinha sido apresentado na íntegra, levando à sua interpretação. Também acreditamos que a solução passa por ações que promovam o aumento do consumo de lácteos. Nesse sentido, a CNA vem trabalhando, junto a outras entidades do setor, com o objetivo de criar, no primeiro semestre de 2007, programa de marketing institucional.

Atenciosamente,

Marcelo Costa Martins
Assessor Técnico da Comissão Nacional
de Pecuária de Leite da CNA

Guilherme Alves de Mello Franco
GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/01/2007

Por que será que nos preocupamos tanto com o mercado externo, quando, ainda, sequer conquistamos o interno? Não seria muito melhor, ao invés de colocarmos a culpa no valor do dólar pelo fracasso dos preços praticados para a pecuária leiteira no Brasil, a deslocarmos para nossa total incompetência em alavancar o consumo intestino de lácteos?

É muito calmo e sem qualquer problema acusarmos a valorização de nossa moeda (irreal, é bem verdade) frente ao sistema monetário americano, do que arregaçarmos as mangas e tentarmos, de todas as formas possíveis, alcançar o consumidor pátrio, já que somos milhões de brasileiros que quase não consumimos leite.

É necessário tomarmos uma atitude firme, exigirmos subsídios a nosso produto, lançarmos campanhas massivas de rádio, televisão e imprensa escrita, ao invés de, como a raposa do conto, acharmos que "as uvas estão verdes".

Ainda há tempo para reverter a expectativa de fracasso em 2007, a exemplo do que ocorreu nos anos anteriores. Basta boa vontade. Que a Confederação Nacional da Agricultura e "Pecuária", nos ajude efetivamente, ao invés de lamentar a baixa das exportações e ver o tempo passar na janela, sem nada produzir. Ou tomamos o mercado interno ou vamos sucumbir.

<b>Nota do MilkPoint:</b>

Conforme solicitação, o MilkPoint disponibilizou, ao final da notícia acima, o link com o relatório completo da CNA, com o Balanço 2006 e Perspectivas 2007.
Qual a sua dúvida hoje?