Na quinta-feira (29/04), foram aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), medidas para estimular o plantio de milho na próxima safra (2021/2022), em meio a um momento em que o País lida com preços recordes do cereal que elevam custos da indústria de carnes, informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
As propostas, que incluem a oferta de mais crédito e mecanismos de apoio à comercialização para ajudar os agricultores no incremento da produção do milho e também do sorgo, foram encaminhadas pelo ministério, segundo nota. “As medidas são uma resposta à forte demanda mundial por alimentos e à desvalorização do real, que seguem dando impulso às exportações de grãos do País. Desta forma, reduziu a disponibilidade local de produtos básicos e insumos para ração animal”, disse o diretor de Crédito e Informação, da Secretaria de Política Agrícola do ministério, Wilson Vaz de Araújo.
Desde fevereiro as exportações têm sido relativamente fracas, já que a oferta interna está escassa antes da entrada da segunda safra, a maior do País, em junho. Em geral, os embarques para o exterior são mais fortes no segundo semestre. Diante disso e com a demanda interna firme, os preços estão renovando máximas históricas no mercado brasileiro.
O indicador do milho da Esalq está perto de bater R$ 100 a saca. Linha de custeio – Ainda segundo o ministério, o CMN decidiu aumentar o limite de financiamento de custeio, a partir de 1º de julho deste ano, de R$ 3 milhões para R$ 4 milhões por produtor, para a produção de milho e de sorgo.
Também a partir de 1° de julho, os médios produtores poderão ter acesso ao custeio para plantio dos dois cereais, no limite de R$ 1,75 milhão, versus R$ 1,5 milhão anteriormente. Outra medida permite, excepcionalmente, no âmbito da fonte de recursos obrigatórios, o Financiamento para Garantia de Preços ao Produtor (FGPP) para a aquisição de milho e de sorgo, limitado a R$ 65 milhões por beneficiário, admitindo o preço de mercado como referência ao invés do preço mínimo, disse o ministério.
As informações são do Diário do Comércio, adaptadas pela Equipe MilkPoint.