CMN acaba com data limite para pagamento de EGF
O Conselho Monetário Nacional (CMN) garantiu prazo de 180 dias para pagamento dos Empréstimos do Governo Federal (EGFs) para o leite independente da data que tenha sido contratado. A medida acabou com o calendário de vencimento por safra do leite para cada região.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
No Centro-Sul, por exemplo, o calendário estabelecia vencimento da operação até setembro. Se o produtor procurasse os bancos em julho teria apenas dois meses para quitar o empréstimo. Agora, ele terá os 180 dias corridos. "Como não há mais entressafra de leite, não há porque manter o calendário para pagamento dos empréstimos", afirmou o assessor especial para assuntos agrícolas do Ministério da Fazenda, Gerardo Fontelles.
Outro voto aprovado pelo CMN é o que estabelece o fator de ponderação das aplicações de recursos captados em depósito de poupança rural. Para o ano safra 2006/07 o fator de ponderação é de 0,352%, contra 0,39% no ano passado. Segundo o assessor, este fator de ponderação é aplicado quando os bancos querem destinar recursos da poupança rural para outras aplicações que não o crédito rural.
O voto referente ao seguro de preço para a agricultura familiar não foi avaliado pelo CMN, ao contrário do que esperava o Ministério do Desenvolvimento Agrário. O seguro, que foi anunciado na semana passada pelo ministro Guilherme Cassel, é um mecanismo contra as quedas de preços no momento de comercialização da produção.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.