FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Clima permite avanço do plantio de soja, que já superou a média dos últimos anos

O plantio de soja no Brasil chegou a 46% da área projetada para esta safra 2019/20 até a quinta-feira da semana passada (31/10), segundo levantamento da AgRural. O percentual representou um avanço de 11 pontos percentuais em relação à semana anterior e já superou a média dos últimos cinco anos para o período calculada pela consultoria (43%).

Mato Grosso, o principal Estado produtor da oleaginosa, já semeou 84% da área para 2019/20; o Paraná, segundo nesse ranking, 60%. Em Mato Grosso do Sul o percentual chegou a 58%, mas o Estado continua a receber poucas chuvas e talvez precise de replantio em algumas áreas. “Caso as chuvas previstas para esta semana se confirmem, a semeadura da soja no sul de Mato Grosso do Sul terminará dentro da primeira quinzena de novembro, o que permitirá que o plantio do milho seja concluído dentro da janela da região, que vai até meados de março.

Mas o ideal seria plantar antes do fim de fevereiro, para evitar que a produtividade da safrinha fique mais suscetível à redução das chuvas e a eventuais geadas a partir de maio. O mesmo vale para o norte do Paraná, onde as chuvas até melhoraram nesta semana, mas ainda há áreas de soja por plantar”, disse a AgRural.

Já os produtores do “Matopiba” - confluência entre os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia - seguem contando apenas com chuvas irregulares, mas o atraso no plantio ainda não preocupa. No Rio Grande do Sul, a semeadura está mais lenta devido ao solo muito úmido e a novas chuvas previstas para o Estado. 

A AgRural estimou que, no total, o plantio de soja ocupará 36,4 milhões de hectares em 2019/20, 1,3% mais que em 2018/19. A produção poderá chegar a 121 milhões de toneladas.

As informações são do jornal Valor Econômico. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.