![]() | Cláudio Nápolis CostaCláudio Nápolis Costa é zootecnista e mestre em zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, Ph. D. em melhoramento genético animal pela Cornell University, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, bolsista e consultor ad hoc do CNPq. Já foi chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, além de chefe adjunto administrativo da Embrapa Gado de Leite. Atualmente, é Gestor do Núcleo de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação das áreas de Socioeconomia, Saúde Animal e Qualidade do Leite da Embrapa Gado de Leite. Cláudio Nápolis Costa é colunista do MilkPoint na seção Melhoramento Genético e o nosso convidado da semana para o Fazendo a Diferença. |
Formação: Zootecnista e mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, PHD em melhoramento genético animal pela Cornell University, Ithaca-NY, USA.
Cargo atual: Pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Gestor do Núcleo de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação das áreas de Socioeconomia, Saúde Animal e Qualidade do Leite e Supervisor do Laboratório de Qualidade de Leite da Embrapa Gado de Leite.
Maior realização: A capacitação conseguida como pesquisador da Embrapa, o reconhecimento e a oportunidade de atuar junto com as associações de criadores na estruturação dos programas de seleção para as raças leiteiras no Brasil.
O que espera realizar: Contribuir para a integração dos interesses de criadores, produtores e centrais de inseminação no desenvolvimento de programas para a valorização da genética brasileira.
Livro que recomenda: O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro. Um relato da formação étnica do nosso povo, a sua natureza e características regionais, as relações socioculturais e o processo de desenvolvimento econômico. Muito estimulante de se ler e educativo.
Empresa que admira: Me restringindo ao setor público, a Embraer e a Petrobrás são exemplos de eficiência. A Itambé, mas eu destacaria, considerando-a uma empresa, a ABCZ pela sua atuação em construir o patrimônio e o valor do zebu brasileiro.
Personalidade que admira: O senador Pedro Simon, pela sua coerência, sua fidelidade, seu histórico na reconstrução política do País, seu sentimento de brasilidade e cidadania, seu exemplo de ser político.
Dica de Sucesso: Esforço, dedicação e comprometimento, pois competência se demonstra e reconhecimento se conquista.
Alguma frase ou ditado preferido? Uma citação de uma autora americana, Margareth Mead "Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos dedicados, comprometidos podem mudar o mundo; de fato é a única coisa que o faz".
Personalidade de destaque no setor: Doutor Nélio Ribas Centa, presidente, já por vários mandatos, da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa. Pessoa digna de maior respeito pela sua simplicidade, liderança e competência no que tem realizado.
O que está melhorando no setor: A percepção crescente da importância da qualidade da matéria-prima, a iniciativa de pagamento por qualidade pelas indústrias, essencial para dar sustentabilidade a tal tendência, que terá reflexo no crescimento dos mercados interno e externo.
O que falta no setor: Maior profissionalização e organização dos produtores para com os seus interesses e efetiva representação na cadeia produtiva.
Quem gostaria de ver nessa seção: Jacques Gontijo Álvares, vice-presidente da Itambé.
Visão do futuro: O crescimento sustentado do agronegócio do leite, seu fortalecimento pela melhor organização, a evolução do consumo e a inserção competitiva no mercado internacional. A cadeia produtiva do leite entendida como uma das mais importantes do agronegócio brasileiro.
O MilkPoint para você : Referência de informação atualizada sobre o agronegócio do leite.
