Os iogurtes estão no topo da lista de produtos com maior índice de penetração nos lares (7 pontos percentuais), ao lado do requeijão (7 pontos), e na frente do queijinho petit suisse (6), do creme de leite (5) e do molho de tomate (5), apontou a Latin Panel. Em contrapartida, registram maiores quedas de volume de venda os pães (-15%), água mineral (-8%), deo colônia (-7%), café solúvel (-6%) e leite (-5%).
As famílias com renda mensal entre quatro e dez salários mínimos, que representam 33% da população e 35% do consumo, ampliaram em 3% o volume médio comprado até julho deste anos na comparação com os seis primeiros meses de 2006. No mesmo período, as classes A-B e D-E registraram apenas 1% de expansão. A classe C também ficou na frente na ampliação de gastos (7%), contra 6% nas classes A-B, e 4% nas D-E, segundo a pesquisa da Latin Panel.
No geral, os brasileiros consumiram um volume 6% maior na comparação entre os dois semestres, e os gastos domiciliares expandiram 11%.
O instituto também detectou a oscilação de preços dos produtos que compõem a cesta de compras das famílias brasileiras. Os campeões das altas foram os óleos vegetais (18%), a farinha de trigo (17%), os pães (14%), os temperos (14%), o pó de café (12%) e o leite longa vida (10%). "Nos itens em que houve alta de preços, verificamos queda de volume comprado. Isso ficou claro nos produtos da mesa do café da manhã", analisou a pesquisadora Fátima Merlin em reportagem de Janaína Oliveira, do jornal Hoje em Dia/MG.
Tabela 1. Crescimento do volume de compras e ampliação de gasto no primeiro semestre de 2007 em relação ao mesmo período do ano anterior.
