ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cinco mudanças importantes no setor de e-commerce

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/05/2020

3 MIN DE LEITURA

0
2

O avanço no e-commerce é um alento para diversos segmentos do varejo em meio à pandemia. Entre os supermercados, a maioria das redes viu suas vendas online se multiplicarem. Há empresas, inclusive, que tiraram seu projeto de comércio eletrônico da gaveta e o viabilizaram em questão de dias.

“Se a pandemia do coronavírus acontecesse há 20 anos, por exemplo, o nosso risco humano seria muito maior e a retomada dos negócios mais lenta. A possibilidade de manter as vendas online tem sido a esperança de muitas empresas durante e após a quarentena”, analisa Rafael Forte, country manager da VTEX Brasil , empresa especializada em digital commerce.


1. Tempo recorde na digitalização de gigantes

As áreas que já estavam em ascensão, como alimentação, bebidas, cuidados pessoais, games e brinquedos foram as primeiras a sentir o aumento do consumo online. Só para se ter uma ideia, um levantamento da Civic Science revelou que o número de pessoas que compraram alimentos online nos EUA saltou de 11% no início de março para 47% na semana do dia 22. No Brasil, o crescimento também foi expressivo. O executivo, no entanto, alerta que a transformação digital irá atingir todos os segmentos. 

“Do lado do consumidor, conseguimos perceber uma mudança no comportamento e a migração rápida para o comércio eletrônico,  milhares de pessoas tiveram a primeira experiência de compra online nestes dias e devem repetir em breve. Do lado dos negócios, o gestor sabe que esta é a hora de tirar o projeto do canal online do papel. As grandes empresas estão fazendo a transformação que levaria 5 anos em 15 dias. Na VTEX, por exemplo, estamos analisando diariamente, tendo que se adaptar a esse novo cenário para continuar atendendo nossos clientes espalhados pelo mundo todo. Nunca fomos tão próximos e tão produtivos”, comenta Forte. 

2. O novo colaborador

O mercado de trabalho também mudou radicalmente da noite para o dia. Enquanto setores têm demitido em massa, a demanda de pessoal para a operação online cresceu. “O aumento do consumo digital vai impulsionar todos os elos da cadeia. Lojas virtuais, meios de pagamento, centros de distribuição e logística são segmentos que devem investir em contratações”, afirma Forte. Gigantes mundiais já estão à procura de profissionais. A VTEX, por exemplo, segue com vagas em aberto, modificando seu processo de contratação para o digital, oferecendo treinamento e acompanhamento dos novos colaboradores pela internet.

3. Profissões e Tendências 

Para Rafael, a digitalização também mudará diversas profissões, como na área comercial, por exemplo. Cada vez mais, será importante o vendedor ser responsável pela experiência do consumidor, um consultor (social selling), que usará o meio digital para fazer a diferença na hora da venda. “O vendedor terá que ampliar seu escopo de atuação para se relacionar e fidelizar o cliente de modo a melhorar a experiência do consumidor. Se isso já era um pré-requisito importante, no pós-pandemia esta será uma característica de sobrevivência no mundo comercial”.       

4. Segmentos que vão crescer pós-pandemia

Ainda de acordo com o estudo da Stackline, segmentos em destaque estão relacionados ao nicho de animais de estimação - pets, fitness e tecnologia, com produtos como monitores de PC. “Logo após a pandemia, o movimento ainda deve ser mais devagar em outros nichos, mas assim que a vida se normalizar, os e-commerces deverão representar uma parcela ainda maior no comércio eletrônico mundial”, explica Rafael.

Mesmo com o e-commerce em ascensão, vale lembrar que muitos segmentos estão sendo impactados diretamente, como por exemplo, o de malas e mochilas de viagens, além do nicho de câmeras fotográficas e de roupa formal, como ternos e vestidos de festa - ainda segundo estudo da Stackline esses setores tiveram queda de mais de 60% nas vendas. Por isso, se reinventar com ações para engajar o público, além de usar a tecnologia como aliada, são alternativas para os lojistas impactados saírem ainda mais fortes da crise.

5. E-commerce fácil e democrático

Não são apenas os gigantes que estão se reinventando no contexto atual. Pequenas empresas estão buscando alternativas para continuar vendendo e podem entrar para o comércio eletrônico em poucos cliques.  “O pequeno empreendedor também terá que se adaptar ao novo cenário e ir para o mundo virtual. Há plataformas de e-commerce, como a Loja Integrada, em que o comerciante consegue abrir uma loja virtual sem custos e de forma simples. Ele pode continuar vendendo e expondo os produtos do seu estoque, mesmo com a porta da loja física fechada”, afirma.

As informações são do SA Varejo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures