O aumento da demanda por pizza está acelerando a produção de pasta filata, que é o maior segmento, de crescimento mais rápido e o tipo de queijo mais difundido globalmente, respondendo por 25% do queijo produzido globalmente.
De acordo com a Bloomberg, estima-se que chegue a US$ 88,85 bilhões em 2027 com um CAGR de 5,5% (2019-2027), impulsionado principalmente pela indústria de food service.
A empresa global de biociências, Chr. Hansen agora oferece um novo produto que pode ajudar os fabricantes de pasta filata a produzir queijos do tipo muçarela e variantes regionais – como provolone, kashkaval, oaxaca e outros, com um nível de escurecimento personalizado, quando o queijo é assado em cima da pizza, destinado à indústria de foodservice.
A cultura F-DVS Pure Appeal foi lançada em escala global para garantir que os produtores de pasta filata possam atender as tendências de consumo atuais e emergentes e criar a aparência que os consumidores associam a uma experiência de pizza desejável.
“À medida que o foodservice de pizza continua crescendo de forma expressiva globalmente, estamos focados em atender às necessidades dos clientes com soluções práticas. As pizzarias orgulham-se de um serviço expedito com o intuito de entregar pizza aos seus clientes, desde o ponto de venda até o consumo, o mais rápido possível. Ter desempenho e aparência esperados de queijo é crítico e muitas vezes está fora de seu controle – especialmente o escurecimento”, disse Tony Salvador, gerente de desenvolvimento comercial, pasta filata, Chr. Hansen.
“Um dos principais motivos é a necessidade de otimizar o tempo de preparo da pizza para uma entrega mais rápida, o que aumenta a temperatura do forno e “queima” o queijo. Além disso, há uma tendência distinta do consumidor em relação ao apelo de pizza de aparência mais branca (menos queimada).”
A cultura F-DVS Pure Appeal reduz o grau de escurecimento em até 100% e permite que os pizzaiolos obtenham sempre uma aparência previsível. Ao mesmo tempo, a solução ajuda a proteger o queijo da deterioração de fungos em toda a cadeia de abastecimento.
“Como uma solução natural, a cultura F-DVS Pure Appeal atende às expectativas do consumidor em relação a alimentos feitos com ingredientes naturais e contribui para um maior perfil de sustentabilidade por meio da maior conservação de água e energia”, disse Salvador.
“Como a demanda global por pizza continua crescendo, a capacidade de controlar o escurecimento e a qualidade se torna uma prioridade principal. A Chr. Hansen continuamente desenvolve e diversifica as oportunidades do mercado de pizza. Aqui, o lançamento de nosso novo produto pode realmente fazer a diferença e ajudar os clientes da indústria de foodservice a melhorar a funcionalidade e manter a eficiência, que é um parâmetro competitivo fundamental.”
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.