China: setor lácteo sobrevive à crise da melamina

O volume total de compras de produtos lácteos pelos consumidores chineses caiu 54% durante a pior semana do recente escândalo de contaminação do leite com melamina, quando comparado com a mesma semana de 2007, de acordo com dados do <i>TNS Worldpanel</i>. Entretanto, quando a medida é feita durante um período de quatro semanas, finalizado em 3 de outubro, as compras de lácteos caíram somente 18% com relação a 2007.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O volume total de compras de produtos lácteos pelos consumidores chineses caiu 54% durante a pior semana do recente escândalo de contaminação do leite com melamina, quando comparado com a mesma semana de 2007, de acordo com dados do TNS Worldpanel, que é especializado em informações globais sobre compras de consumidores. Entretanto, quando a medida é feita durante um período de quatro semanas, finalizado em 3 de outubro, as compras de lácteos caíram somente 18% com relação a 2007.

Os consumidores estão ativamente procurando leite mais seguro e têm substituído suas compras de produtos padrões para produtos premium; e de marcas locais para marcas internacionais, particularmente quando compram produtos infantis.

Para as marcas internacionais, isso tem levado a ganhos em participação de mercado, de acordo com o TNS Worldpanel, embora os preços tenham aumentado em média de 26% a 33% para fórmulas infantis.

O maior impacto foi sentido nas cidades menores, onde muitas marcas locais que antes tinham uma presença forte foram retiradas das prateleiras, dando espaço para as marcas internacionais. Por exemplo, a marca Dumex, uma marca de fórmulas infantis internacional amplamente distribuída, com fábricas na China, viu sua participação de mercado nas cidades menores aumentar de 9,8% para 20,1%.

Outro ganhador foi a processadora local, Ausnutria (Aoyou), cuja participação no mercado aumentou de 2,6% em 2007 para 6,8% no período de quatro semanas analisado em 2008, indicando a aprovação pelos consumidores do fato de a Aoyou comprar sua matéria-prima da Austrália, o que foi enfatizado pela empresa para se promover.

A reportagem é do Foodbev, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?