MilkPoint
  • MilkPoint VenturesMILKPOINT VENTURES
  • CaféPointCAFÉPOINT
  • EducaPoint EDUCAPOINT
  • MilkPoint Mercado MILKPOINT MERCADO
  • Milk Monitor MILK MONITOR
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    • GIRO DE NOTÍCIAS
    • PREÇO DO LEITE E OUTROS INDICADORES DE MERCADO
    • PANORAMA DE MERCADO
    • PODCASTS
    • CONCEITOS DE MERCADO
  • CATEGORIAS
    • NUTRIÇÃO
    • VOLUMOSOS E PASTAGENS
    • REPRODUÇÃO E GENÉTICA
    • DOENÇAS E SAÚDE
    • BEZERRAS
    • QUALIDADE DO LEITE
    • GESTÃO DE FAZENDAS
    • INSTALAÇÕES E BEM-ESTAR
    • SUSTENTABILIDADE
    • PROCESSAMENTO DE LÁCTEOS
    • GESTÃO DE LATICÍNIOS
    • TENDÊNCIAS DE CONSUMO
    • INGREDIENTES E TECNOLOGIAS
    • LEITE E ASPECTOS NUTRICIONAIS
    • ANÁLISES E INSPEÇÃO DE LÁCTEOS
  • COLUNAS
  • ARTIGOS
    • PRODUÇÃO DE LEITE
    • INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
    • ESPAÇO ABERTO
    • E-BOOKS
    • CRUZADINHA
  • EVENTOS
    • INTERLEITE BRASIL
    • INTERLEITE SUL
    • DAIRY VISION
    • FÓRUM MILKPOINT MERCADO
    • FERAS DA SUSTENTABILIDADE
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    • CANAL EMPRESARIAL
    • NOVIDADES DOS PARCEIROS
  • CONTATO
    • ANUNCIE
    • ENVIAR UM ARTIGO
    • FALE CONOSCO
    • NOTÍCIAS AGRIPOINT
    • TRABALHE CONOSCO
    • QUEM SOMOS
* campo obrigatório. * e-mail inválido.
* campo obrigatório.

Dados inválidos!
Verifique suas credenciais e tente novamente: atente-se aos caracteres em
maiúsculo e minúsculo.

ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

China: consumo deve continuar impulsionando o mercado de lácteos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/06/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0
E-mail Imprimir
Produção e reprodução podem aumentar juntas! Saiba como.
  1. Início >
  2. Giro de Notícias >
  3. China: consumo deve continuar impulsionando o mercado de lácteos
MilkPoint Experts: Feras da Sustentabilidade - Meio ambiente como protagonista do sucesso do seu negócio!

Em sua apresentação em Paris no dia 31 de maio, Jean-Marc Chaumet, Diretor Economista do Centre national interprofessionnel de l’économie laitière (CNIEL), explicou que o consumo deve continuar impulsionando o mercado de lácteos chinês apesar das dificuldades encontradas no início de 2022.

Intitulada "Turbulência dos mercados globais em 2022", a conferência Idele focou na situação atual e no futuro dos mercados lácteos em 2022. Em sua apresentação chamada: 'China, ano de 2022 cheio de incertezas', Jean-Marc Chaumet lembra ao público que 2021 foi um bom ano para o setor de lácteos chinês, com a produção crescendo pelo quarto ano consecutivo.

fórum milkmercado

A produção de leite aumentou 7,2% em 2021/2020 aproximando-se da marca de 40 milhões de toneladas e aumentou 15% entre 2019 e 2021. 2021. “O preço do leite aumentou 24% em 3 anos em moeda local, o recorde absoluto na China”, explica Chaumet, acrescentando que a produção é marcada por uma concentração cada vez mais acelerada da pecuária, com 43% dos rebanhos em fazendas com mais mais de 1.000 animais e 16% em fazendas com mais de 5.000 animais em 2020.
 

Lucro recorde

Os principais grupos de laticínios chineses apresentaram bons resultados em 2021, incluindo Youran (aumento de 16%) e Modern Dairy (aumento de 32%). As vendas também aumentaram para os principais fabricantes de lácteos chineses, liderados por Yili e Mengniu, que estão aumentando seu domínio sobre seus concorrentes.

De acordo com o Euromonitor, Yili e Mengniu representaram 48% de participação de mercado para produtos lácteos líquidos em 2021 e 54% de participação de mercado para produtos fermentados. “Os líderes chineses estão entre as 10 maiores empresas de laticínios do mundo”, acrescentou o palestrante, dando os exemplos da Yili, número 5, logo atrás da Danone (com faturamento de € 12,1 bilhões [US$ 12,79 bilhões] em 2020) e da Mengniu, na 9ª posição, logo atrás da Arla, com um faturamento de € 9,7 bilhões (US$ 10,25 bilhões) em 2020.

Outro impulsionador do sucesso dos lácteos chineses é o consumo, que continua crescendo. As vendas nas áreas urbanas de leite e produtos fermentados aumentaram 4,4% em 2021/2020 em valor com uma taxa de penetração de 99,6% em 2021 (KantarWorldPanel), enquanto as vendas de queijo aumentaram 32,7% em valor com uma taxa de penetração para 29,3% em 2021.
 

Inovação

“Outro forte impulsionador do consumo chinês de produtos lácteos é a inovação”, acrescentou Chaumet, afirmando que mais de 400 novos produtos foram lançados na China em 2021, 4 vezes mais do que nos EUA. Exemplos de novos produtos lácteos na China incluem iogurte Zhen (produto fermentado com menos açúcar, adição de pêssego branco, aveia em flocos e cevada) e Yili-Jindian, leite premium de vacas Jersey puras importadas.

Para enfrentar este aumento de consumo, as importações chinesas de produtos lácteos aumentaram acentuadamente em 2021: aumento de 32% para pós integrais, 27% para pós desnatados, 18% para leite líquido, com um aumento muito forte no queijo (+36%/2020) e compras de creme (40%).

Outro destaque do mercado de lácteos chinês é o ressurgimento da confiança do consumidor nas marcas nacionais. “Desde 2016, as marcas nacionais vêm recuperando participação de mercado à medida que regulamentações chinesas mais rígidas e campanhas publicitárias começam a atingir seus objetivos”, disse Chaumet.
 

Mais dificuldades para 2022

Na segunda parte de sua apresentação, o palestrante destacou diversos problemas ocorridos desde o início de 2022, como o aumento dos custos de produção para os produtores de leite. “O preço da soja importada subiu muito acentuadamente em março-abril, com importações estáveis nos primeiros 4 meses”, acrescentou, afirmando ainda que o preço do milho teve um crescimento moderado com as importações subindo 21% nos primeiros quatro meses de 2022/2021.

Por outro lado, o confinamento de várias cidades chinesas está dificultando o consumo e o comércio, resultando em menor produção de leite em março-abril e uma tendência de queda nos preços do leite (-2% em março-abril-maio 2022/2021).

O mês de abril foi marcado por uma queda inusitada no preço do leite e do iogurte, com volumes crescentes de leite em pó. As importações chinesas de produtos lácteos caíram no início de 2022 (-20% para leite em pó desnatado e leite líquido, -43% para soro de leite em pó), e apenas pós integrais mostram um aumento nas importações (+7% nos primeiros quatro meses de 2022/2021).

“O consumo deve continuar sendo um forte impulsionador do setor de lácteos chinês”, concluiu. Esse consumo deve crescer mais rápido do que a produção, sendo o objetivo do país atingir pelo menos 70% de autossuficiência em leite e laticínios, com o desenvolvimento de produtos finais de alto valor ou novos mercados, como produtos em pó para idosos.

As informações são do Dairy Global, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.

 
COMENTE: 0
0
E-mail Imprimir

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes * campo obrigatório. * o campo excedeu o limite de caracteres permitido.
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint Experts: Feras da Sustentabilidade - Meio ambiente como protagonista do sucesso do seu negócio!

NOTÍCIAS AGRIPOINT

Sustentabilidade nos holofotes do Interleite Brasil 2022

Sustentabilidade nos holofotes do Interleite Brasil 2022

POR JULIANA VIEIRA PAZ

Lácteos e trade marketing: como aplicar?

Lácteos e trade marketing: como aplicar?

POR FERNANDA DE PAULA

E LETÍCIA MOSTARO MAGRI

Conheça a história da primeira queijaria artesanal certificada do Norte e Nordeste

MAIS EM GIRO DE NOTÍCIAS

Recuo de preços internacionais dos lácteos pode beneficiar importador

Rúmina marca presença na 20ª edição do Interleite Brasil

Piracanjuba apresenta aplicativo exclusivo para produtores de leite no Interleite

Lenta produção global de leite deixa espaço para lácteos dos EUA

Marcelo Carvalho convida toda a comunidade para o Feras da Sustentabilidade, que será gratuito

Quer eliminar o BVD do rebanho?
Melhore os índices reprodutivos na sua fazenda

DESTAQUES DE HOJE

Possíveis cenários futuros do mercado lácteo

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

NRC 2021: exigência de energia para vacas leiteiras

Marcelo Carvalho convida toda a comunidade para o Feras da Sustentabilidade, que será gratuito

E-book gratuito: aprenda sobre Agricultura Regenerativa

Pesquisa aponta que 69% dos brasileiros tem buscado por alimentos e bebidas mais saudáveis
​
  • Página do Facebook
  • Perfil do Instagram
  • Perfil do Linkedin
  • Canal do Youtube
  • Perfil do Twitter
  • NOTÍCIAS & MERCADO
  • GIRO DE NOTÍCIAS
  • PREÇO DO LEITE E OUTROS INDICADORES DE MERCADO
  • PANORAMA DE MERCADO
  • PODCASTS
  • CONCEITOS DE MERCADO
  • CATEGORIAS
  • NUTRIÇÃO
  • VOLUMOSOS E PASTAGENS
  • REPRODUÇÃO E GENÉTICA
  • DOENÇAS E SAÚDE
  • BEZERRAS
  • QUALIDADE DO LEITE
  • GESTÃO DE FAZENDAS
  • INSTALAÇÕES E BEM-ESTAR
  • SUSTENTABILIDADE
  • PROCESSAMENTO DE LÁCTEOS
  • GESTÃO DE LATICÍNIOS
  • TENDÊNCIAS DE CONSUMO
  • INGREDIENTES E TECNOLOGIAS
  • LEITE E ASPECTOS NUTRICIONAIS
  • ANÁLISES E INSPEÇÃO DE LÁCTEOS
  • COLUNAS
  • ARTIGOS
  • PRODUÇÃO DE LEITE
  • INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
  • ESPAÇO ABERTO
  • E-BOOKS
  • CRUZADINHA
  • EVENTOS
  • INTERLEITE BRASIL
  • INTERLEITE SUL
  • DAIRY VISION
  • FÓRUM MILKPOINT MERCADO
  • FERAS DA SUSTENTABILIDADE
  • TOP 100
  • EMPRESAS
  • CANAL EMPRESARIAL
  • NOVIDADES DOS PARCEIROS
  • CONTATO
  • ANUNCIE
  • ENVIAR UM ARTIGO
  • FALE CONOSCO
  • NOTÍCIAS AGRIPOINT
  • TRABALHE CONOSCO
  • QUEM SOMOS
MilkPoint Logo MilkPoint Ventures

MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE MILKPOINT VENTURES

Política de Privacidade

Copyright © 2022 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86

R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro

design salvego.com - AgriPoint + desenvolvimento d-nex

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.