O esterco de 250 mil vacas de uma fazenda leiteira no nordeste da China servirá de combustível para o maior projeto do mundo de produção de biogás a partir de esterco, que deverá começar a operar em setembro próximo. A Huishan Farm, em Shenyang, gerará 38.000 megawatts por hora (mW/h) de energia anualmente, que será vendida à rede estatal na China. O projeto deverá reduzir em cerca de 180 mil toneladas as emissões de dióxido de carbono anualmente. Além disso, o resíduo do digestor de metano produzirá fertilizante orgânico.
A General Electric fornecerá os quatro equipamentos de biogás JMS420 Jenbacker para o projeto. O gerente de marketing da GE Energy, Michael Wagner, disse que existe um grande potencial nesse tipo de projeto e busca expandir-se globalmente.
O projeto resolve dois problemas - a crescente demanda por eletricidade e a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. De acordo com um recente relatório das Nações Unidas, as pegadas de carbono da produção agrícola até a mesa do consumidor responsabiliza o setor leiteiro por 4% das emissões totais de gases de efeito estufa.
No entanto, o biogás não é uma novidade na China, já que o país conta com 1.500 plantas de biogás de larga escala ou digestores em fazendas pecuárias e depósitos de lixo industrial. A China quer que 300 milhões de moradores da área rural usem biogás como eletricidade até 2020, de acordo com um plano de 2007 da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.
Nos Estados Unidos, os digestores em fazendas de criação pecuária ficaram para trás, apesar de a Agência de Proteção Ambiental e o Departamento de Agricultura do país estarem trabalhando para mudar essa tendência (leia matéria relacionada no BeefPoint).
A reportagem é do The New York Times, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
China: resíduos de vacas produzirão 38 mW/h por ano
O esterco de 250 mil vacas de uma fazenda leiteira no nordeste da China servirá de combustível para o maior projeto do mundo de produção de biogás a partir de esterco, que deverá começar a operar em setembro próximo. A <i>Huishan Farm</i>, em Shenyang, gerará 38.000 megawatts por hora (mW/h) de energia anualmente, que será vendida à rede estatal na China. O projeto deverá reduzir em cerca de 180 mil toneladas as emissões de dióxido de carbono anualmente. Além disso, o resíduo do digestor de metano produzirá fertilizante orgânico.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

SIDNEI TAVARES
SANTA MARIA - RIO GRANDE DO SUL - ESTUDANTE
EM 23/05/2010
Interessante!!!
Espero que esse tipo de notícia não tarde a aparecer em nosso país! Acredito que podemos otimizar muito a utilização de resíduos, diminuindo seus impactos e gerando energias que são simplesmente jogadas fora. Deve haver "forçar superiores" impedindo o fornecimento de informações de viabilidade de implantação tanto dos biodigestores como outras formas de geração de energia.
SIDNEI GREGORIO TAVARES
GRADUANDO DOS CURSOS DE ZOOTECNIA E GESTÃO DE COOPERATIVAS DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Espero que esse tipo de notícia não tarde a aparecer em nosso país! Acredito que podemos otimizar muito a utilização de resíduos, diminuindo seus impactos e gerando energias que são simplesmente jogadas fora. Deve haver "forçar superiores" impedindo o fornecimento de informações de viabilidade de implantação tanto dos biodigestores como outras formas de geração de energia.
SIDNEI GREGORIO TAVARES
GRADUANDO DOS CURSOS DE ZOOTECNIA E GESTÃO DE COOPERATIVAS DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA