China: melamina é encontrada em leite líquido

As análises do principal órgão de controle de qualidade chinês detectaram níveis de melamina em leite líquido vendido por três das principais marcas chinesas do produto, informou hoje a imprensa oficial. Contudo, o órgão pediu calma aos consumidores e assinalou que a maioria do leite líquido produzido na China está isenta deste composto tóxico.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

As análises do principal órgão de controle de qualidade chinês detectaram níveis de melamina em leite líquido vendido por três das principais marcas chinesas do produto, informou hoje a imprensa oficial. Contudo, o órgão pediu calma aos consumidores e assinalou que a maioria do leite líquido produzido na China está isenta deste composto tóxico.

Segundo disse a Administração Estatal de Qualidade, Supervisão, Inspeção e Quarentena, citada hoje pela agência oficial "Xinhua", "a maior parte do leite líquido no mercado não contém melamina e é seguro".

As marcas nas quais foi encontrada melamina em leite líquido são Bright, Mengniu e Yili, as duas últimas líderes do setor chinês.

Em outras marcas também muito conhecidas na China, como Sanyuan ou a internacional Nestlé, não foram encontrados rastros do componente químico.

A agência, no entanto, assegurou que a melamina no leite não constitui uma grande ameaça para a saúde do povo, e que inclusive em altas concentrações não prejudicaria um adulto de mais de 60 quilos que consuma menos de dois litros ao dia.

A maior concentração de melamina foi encontrada nos produtos lácteos da Bright, onde cada quilo de leite continha 8,6 miligramas da substância química.

No entanto, em bebês, a melamina pode afetar o trato urinário, e assim mais de 6.200 crianças foram hospitalizadas com cálculos renais nos últimos dias após consumir leite em pó, dos quais quatro morreram.

O Governo chinês prometeu "duros castigos" aos responsáveis deste novo alerta de saúde, e a lei chinesa contempla a pena de morte para casos que afetem a saúde nacional.

As informações são da EFE, publicadas no portal G1, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

André Luiz Cokely Ribeiro
ANDRÉ LUIZ COKELY RIBEIRO

PASSOS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 19/09/2008

Esse evento gerará naturalmente uma reviravolta no mercado Chinês e consequentemente no Internacional, pois se as duas líderes do mercado terão uma rejeição temporária de consumo, e então não sabemos haverá substituição por outras marcas na preferência dos consumidores ou uma desastrosa queda no consumo do produto leite e derivados no geral. O que vocês pensam a respeito destas consequêncis.

Grato, André Cokely.

<b>Resposta MilkPoint:</b>

Caro André,

O resultado do escândalo vai depender da velocidade e da eficiência do isolamento do problema por parte do governo e das empresas envolvidas. Se for rápido, isto é, se houver meios de se garantir que o leite a partir de agora está isento de contaminantes, o impacto pode ser menor e não afetar os mercados. Porém, imagino que fazer isso no complexo mercado chinês não deve ser tarefa simples, uma vez que envolve rastreabilidade e procedimentos de qualidade em um sistema que por si só precisa de mudanças: ao que consta, a fraude ocorreu nos intermediários que compram o leite dos produtores e vendem às empresas. Ou seja, há um ponto fraco na cadeia de produção, justamente nesses intermediários (interessante o paralelo com a fraude no ano passado, cujo problema foi bastante semelhante, embora com evidente menor gravidade).

É provável que haja queda no consumo de leite, afetando empresas e produtores locais. Esse deve ser o principal resultado no curto prazo. Talvez haja procura por leite importado, mas dificilmente a ponto de afetar o mercado internacional, creio. Mas é difícil ainda prever.

No médio prazo, vai depender das ações comentadas acima.

Abraco

Marcelo
Qual a sua dúvida hoje?