China: indústria registra rápido crescimento

A China tem registrado um rápido crescimento na indústria de lácteos nos últimos 10 anos, apesar do consumo per capita ser bem mais baixo que os níveis internacionais, segundo especialistas da indústria, em um fórum no último dia 30. Analistas disseram que o aumento no consumo de lácteos nas áreas rurais preparou o terreno para um desenvolvimento rápido e sustentável de toda a indústria.

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A China tem registrado um rápido crescimento na indústria de lácteos nos últimos 10 anos, apesar do consumo per capita ser bem mais baixo que os níveis internacionais, segundo especialistas da indústria, em um fórum no último dia 30. Analistas disseram que o aumento no consumo de lácteos nas áreas rurais preparou o terreno para um desenvolvimento rápido e sustentável de toda a indústria.

A produção de lácteos aumentou 21,79%, somando 17,87 milhões de toneladas, em adição às crescentes importações de 298,6 mil toneladas, de acordo com a Associação da Indústria de Lácteos da China (CDIA).

"Considerando a grande produção, a China ainda é um importador de produtos lácteos", disse o presidente da CDIA no Simpósio Profissional de Estratégias Lácteas na Nova Era, organizado pela Sociedade Chinesa de Nutrição e pelo Conselho de Exportação de Lácteos dos Estados Unidos (USDEC).

Em 2007, a maior parte do consumo de lácteos da China ocorreu nas cidades. Um relatório do Ministério da Agricultura mostrou que o consumo per capita nas áreas urbanas foi de 24,8 quilos em 2005, bem menos que os 268 quilos per capita nos EUA em 2006.

"Estamos trabalhando para atingir nossa meta de 300 gramas de consumo de lácteos por dia por pessoa", disse o diretor honorário da Sociedade Chinesa de Nutrição, Zhao Faji. "Haverá um longo caminho a percorrer".

No entanto, um aumento no consumo de lácteos nas áreas suburbanas e rurais da China deverá acelerar o ritmo. O consumo de produtos lácteos nas áreas rurais aumentou em 170%, para 2,86 quilos per capita em 2006 com relação a 2000. O crescimento ultrapassou o aumento de 1,19% nos gastos com produtos lácteos nas áreas urbanas no mesmo período.

A demanda de mercado das cidades menores contraria o cenário de maior poder de compra causada pela economia em expansão da nação. Isso também é estimulado pelos esforços dos fabricantes de lácteos, incluindo Inner Mongolia Mengniu Dairy Group Co e Yili Industrial Group para cobrir o grande potencial de mercados cosmopolitas em amadurecimento.

Atualmente, o leite contribui para a maioria do consumo de lácteos da China. Zhao disse que produtos lácteos diversificados, como iogurte e queijos devem ser promovidos para os consumidores no futuro.

A reportagem é do ShangaiDaily.com.
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