Os produtores disseram que não sabem o que acontecerá com suas vacas e seu leite, que muitos estão descartando por causa da baixa demanda. Na cidade de Shijiazhuang, onde está a sede da companhia SanLu Group Co., primeira companhia envolvida no escândalo, os produtores de leite estão irritados, porque estão sendo forçados a jogar seu leite nos rios por não terem compradores.
Até agora, as vendas de lácteos na China estavam aumentando. De acordo com a pesquisadora de mercado, Euromonitor International, a receita das vendas de fórmulas lácteas aumentou, de US$ 1,4 bilhão em 2003, para US$ 3,1 bilhões em 2007, enquanto a receita com outros produtos lácteos cresceu de US$ 8,8 bilhões para US$ 17,9 bilhões, no mesmo período.

As pessoas estão irritadas porque a SanLu e os oficiais do Governo local demoraram mais de um mês para reportar o problema. "Eu nunca mais acreditarei nas marcas domésticas", disse Gao Jie, mãe de um menino de um ano que reside em Pinggu, Pequim. Ela levou o filho ao hospital na semana passada por causa de uma febre e descobriu que ele tinha pedras nos dois rins após beber a fórmula da SanLu por meio ano. Ela é uma das muitas mães e pais que estão agora procurando advogados para entrar com um processo de ação coletiva.
Muitos viajantes estão comprando produtos importados. No entanto, os varejistas planejam estocar mais marcas multinacionais, mas disseram que alguns pais não confiarão nem nas marcas importadas se forem vendidas em lojas chinesas. A fórmula importada é mais cara e inacessível para muitos.
O presidente do comitê de profissionais de saúde infantil da Associação Medica Chinesa, Ding Zongyi, disse que essa crise "tinha que acontecer" com a má regulamentação das cadeias de fornecimento e seus métodos inadequados de registro ou capacidade de rastrear problemas, existentes na indústria leiteira da China.
A indústria de lácteos é um negócio competitivo e de baixa margem. Os produtores vendem leite para os fornecedores locais que vendem para companhias como a SanLu. Autoridades disseram que foram esses fornecedores que adicionaram melamina ao leite.
A reportagem é da Dow Jones & Company, Inc., adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
