China é tema de debate na Embrapa Gado de Leite

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A China, país que mais cresce no mundo, será tema de debate nesta sexta-feira (10) na Embrapa Gado de Leite. O presidente do Instituto de Cooperação Internacional (ICOOI), Wladimir Pomar, apresentará aos pesquisadores da Embrapa uma visão do mercado chinês com a palestra "Comércio internacional de lácteos: oportunidades e ameaças para os exportadores".
 
Pomar apresentará estratégias para que o leite brasileiro conquiste os consumidores chineses. Segundo o chefe-adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Gado de Leite, Marne Moreira, apesar de os chineses não terem tradição de beber leite, incentivar o consumo de lácteos, diversificando a alimentação, é uma questão estratégica para um país de 1,3 bilhão de habitantes. "A produção de proteína vegetal na China já atingiu o seu pico. Aquele país terá agora que produzir e importar proteína animal", afirma Moreira.
 
A produção de leite na China gira em torno de 18 bilhões de litros de leite por ano. Um número insignificante para um país tão populoso. O Brasil, com pouco mais de 10% da população chinesa, produz 24 bilhões de litros de leite/ano. Há algum tempo, o Brasil vem gerando um excedente de lácteos e se empenha em conseguir novos mercados.
 
O debate também será importante para a pesquisa agropecuária brasileira. O sul da China possui um clima semelhante ao do Brasil. É nesta região que a pecuária chinesa tem maior potencial de crescimento. A Embrapa detém grande know how em produção de leite nas regiões quentes e possui tecnologias que poderão ser adaptadas naquele país. Do debate entre os pesquisadores e Pomar podem surgir ações de intercâmbio científico entre os dois países. Com informações da Assessoria de Imprensa da Embrapa Gado de Leite.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?