ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

China e Nova Zelândia lançam centro de troca do setor de lácteos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/03/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
Foi lançado na quarta-feira em Pequim um centro de trocas do setor de lácteos entre China e Nova Zelândia chamado China-New Zealand Dairy Exchange Center em uma aposta de trazer tecnologia avançada de lácteos para a China. O centro foi lançado bem quando o Primeiro Ministro da Nova Zelândia, John Key, está fazendo uma visita de três dias na China.

O centro, fundado pelo China Dairy Research System do Ministério da Agricultura e representantes de peso da indústria de lácteos da Nova Zelândia, encabeçados pela Fonterra Co-Operative Group, organizará fóruns sobre o setor leiteiro e fornecerá treinamento para os membros da indústria de lácteos da China.

Para mostrar suporte aos produtos lácteos da Nova Zelândia, Key e o Ministro do Comércio, Tim Groser, também participaram do lançamento do centro.

“Esperamos trazer tecnologia de lácteos avançada à China através da plataforma desse centro de troca”, disse o cientista do China Dairy Research System, Wang Yachun.
A China importou 686.000 toneladas de leite em pó da Nova Zelândia em 2013, 38,6% a mais que no ano anterior, disse o oficial do Ministério da Agricultura, Yang Zhenhai.

Como produtor líder global de lácteos, a Fonterra sozinha produz 2 milhões de toneladas de produtos lácteos por ano e suas exportações representam um terço do comércio mundial de lácteos.

Os especialistas disseram que uma importante tarefa da delegação da Nova Zelândia que visitou a China é restaurar a confiança dos consumidores chineses em seus produtos lácteos.

Surgiu a suspeita em agosto de 2013 que produtos da Fonterra continham a bactéria causadora do botulismo, embora testes feitos depois tenham mostrado que isso não tinha acontecido de fato. Apesar disso, a imagem da Fonterra ainda está bastante manchada.

Os consumidores chineses ainda veem os produtos da Nova Zelândia como tendo um risco maior de segurança alimentar do que os alimentos importados de muitos outros países, de acordo com uma pesquisa feita pela Universidade Massey, da Nova Zelândia, em Lanzhou, capital da província Gansu no noroeste da China.

Um analista do setor de lácteos do Centro de Distribuição, Produtividade e Promoção da China, com sede em Pequim, Song Liang, também disse que a confiança dos consumidores nos produtos lácteos neozelandezes não deverá se recuperar totalmente em curto prazo.

Song disse que a China importa cerca de 80% de seus produtos lácteos da Nova Zelândia no momento, mas, no futuro, “isso precisa se diversificar, em uma aposta para garantir oferta e estabilizar os preços”.

A Fonterra anunciou na semana passada aumentos nos preços da gordura e da proteína do leite, o que impulsionou especulação de que os preços dos ingredientes lácteos aumentariam no mercado global, considerando a posição de liderança da companhia.

Quando questionado na conferência de imprensa se a companhia aumentaria mais os preços, o presidente da Fonterra, John Wilson, disse que o mercado mundial de lácteos é “volátil”, mas “muito transparente”.

“Por um período longo, dependemos muito da Nova Zelândia e da Austrália para produtos lácteos e negligenciamos outros locais, como Europa e América, que poderiam também ser importantes fontes”, disse Song.

A reportagem é da agência Xinhua, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint Brasil.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures