China: crescimento de lácteos atrai firmas estrangeiras

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A China está atraindo cada vez mais firmas de lácteos do mundo através de um forte crescimento na demanda doméstica, segundo informou um novo relatório da 3A Business Consulting, de acordo com reportagem do site Dairy Reporter.

A China teve o mais rápido crescimento na produção de leite do mundo e poderá se tornar o oitavo maior produtor de leite do mundo em 2008, segundo informou o relatório.

Desta forma, as crescentes oportunidades estão atraindo cada vez mais empresas estrangeiras. Inicialmente as indústrias domésticas tomaram a iniciativa e direcionaram o desenvolvimento de sua própria indústria. Depois, grandes empresas revisaram sua estratégia no país e estão agora tomando medidas para garantir uma forte posição competitiva no mercado do país mais populoso do mundo.

O relatório informa também que as empresas européias precisam tomar medidas para ganhar espaço neste lucrativo mercado. A Nova Zelândia, via Fonterra, foi a maior fornecedora de produtos lácteos para a China em 2004. Quase US$ 250 milhões de lácteos foram importados pela China da Nova Zelândia em 2004, mais que o dobro do valor das importações em 2002.

A Austrália e os Estados Unidos são os dois outros grandes fornecedores, totalizando cerca de US$ 50 milhões cada em 2004. Os maiores fornecedores da Europa, por país, foram Finlândia, Irlanda e Holanda, que representaram menos da metade cada um.

O relatório diz que as empresas européias de lácteos têm maiores chances de competir na China através de investimentos na indústria doméstica de lácteos.

A China importou duas vezes mais leite em pó em 2004 (quase 150 milhões de toneladas) do que em 2001, mas a taxa de crescimento se desacelerou após 2003.

No total, o país importou cerca de 375 milhões de toneladas de produtos lácteos em 2004, comparado com um pouco mais de 200 milhões em 2001. O país também exportou cerca de 100 milhões de toneladas, principalmente de commodities.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?