A Proteus Insight, uma empresa de pesquisa de mercado sediada no Reino Unido e focada em laticínios em mercados emergentes, começou a acompanhar as vendas de produtos lácteos nas plataformas on-line de comércio eletrônico chinês em 2019.
A empresa disse que a adoção de compras on-line na China vêm aumentando significativamente na última década, tanto em termos de compras no varejo quanto em canais de atacado/food service. Isso se dá principalmente para ingredientes lácteos, que servem como um indicador da demanda geral por produtos em todos os canais de distribuição, como manteiga e creme de leite .
A Proteus estima que as vendas on-line de creme de leite UHT representam até 20% do volume total consumido na China, enquanto a manteiga está entre 12 e 15%.
A demanda por bolos/assados ??no estilo ocidental vem aumentando acentuadamente, refletindo em produtos como manteiga, que se aproximou de 100.000 toneladas em 2019. Portais de vendas on-line, como TMall e JD, representam canais importantes para fornecedores de serviços de atacado/alimentos.
A Proteus disse que as restrições impostas na China durante o pico do surto de Covid-19 fizeram com que muitos fornecedores de ingredientes lácteos relatassem uma queda compreensível na demanda em janeiro e fevereiro de 2020, enquanto as pessoas ficavam dentro de casa, sem visitar cafés e a reuniões públicas para os festivais do Ano Novo Chinês foram canceladas. O impacto foi significativo, pois a demanda por bolos e produtos de panificação no estilo ocidental diminuiu.
A Proteus disse que as vendas de manteiga em toda a ampla amostra de diferentes plataformas de comércio eletrônico caíram 19% entre janeiro e fevereiro de 2020. A demanda por creme para chantilly UHT mais do que dobrou em março de 2020, comparado a janeiro e fevereiro de 2020, com empresas chinesas do food service buscando novamente criar estoques de ingredientes após a flexibilização das restrições no final do mês passado e no início de abril.
Como a maioria da manteiga e do creme de leite é importada na China, a desaceleração no primeiro trimestre de 2020 tem sido particularmente sentida pelos fornecedores desses produtos na Europa e na Austrália/Nova Zelândia.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.